Mês para alertar os homens sobre a importância da retomada dos cuidados com a saúde

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2019, o câncer de próstata foi o tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo em óbitos no Rio Grande do Sul. A campanha visa conscientizar os homens sobre exames para a detecção precoce do câncer de próstata por meio do exame de sangue por Antígeno Prostático Específico, (PSA) ou pelo exame de toque, além de promover a saúde e o cuidado para outras doenças que atingem predominantemente o público masculino.

O câncer de próstata atinge 1 em cada 7 homens. No Estado, o índice do câncer de próstata é o maior depois dos melanomas (tumores de pele) e o segundo maior em mortalidade por neoplasias na população masculina. Dados do INCA apontam que deverão ser registrados 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

O AG conversou com o médico urologista Raul Guilherme Goulart de Andrade, formado pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG), com residência médica em cirurgia geral e do trauma pelo Grupo Hospitalar Conceição e urologia pelo Hospital Governador Celso Ramos de Florianópolis. Confira a entrevista:

A Gazeta: Qual a importância do novembro azul para a conscientização da população?
Dr. Raul:
O Novembro Azul é um mês dedicado à saúde masculina com enfoque no rastreio precoce do câncer de próstata, mas também aproveitamos para avaliar a saúde global masculina, tornando o Urologista um promotor da saúde masculina. Infelizmente o homem procura pouco o médico por vários motivos, entre eles o medo de achar uma doença, não tratar a saúde como prioridade, sensação de onipotência e até desorganização devido uma vida cada vez mais corrida e com obrigações pessoais e profissionais.

AG: Qual a importância de fazer exames preventivos do câncer de próstata?
Dr. Raul:
Na realidade, não existe exame preventivo de câncer de próstata e sim exame de diagnóstico precoce, ou seja, nós conseguimos diagnosticar a doença a tempo de tratá-la e curá-la em 90% dos casos. Doenças muito prevalentes, como o câncer de próstata, merecem um rastreio global. O Câncer de Próstata tem por característica o crescimento lento, por isso não causa sintomas nas fases iniciais trazendo mais importância ao rastreio.
O rastreio da doença é feito da seguinte forma: homens acima de 50 anos devem realizar o exame de PSA, que é dosado no sangue, e o toque retal realizado pelo urologista uma vez ao ano, conforme a Sociedade Brasileira de Urologia. Homens com fator de risco (familiares com câncer de próstata e mama e indivíduos negros) devem começar o rastreio a partir dos 45 anos.

AG: Por que você acha que sempre existiu um certo tabu em torno do exame de próstata?
Dr. Raul:
A saúde masculina como um todo é um tabu. Ainda existe o pensamento comum da onipotência masculina que chamamos informalmente de “Síndrome do Super Herói”. O fato de um dos exames de rastreio ser através do toque retal agrava o preconceito, como se o exame fosse afetar a masculinidade, então todos nós temos que desmistificar isso. Afinal, o exame é indolor e dura poucos segundos.

AG: Como abordar o assunto dentro da família ou grupo de amigos para que mais homens se conscientizem ?
Dr. Raul:
Temos que tratar o assunto com naturalidade e sem preconceitos, uma piada a respeito da visita ao urologista sempre vai existir e não vejo nenhum problema quanto a isso. O importante é não negligenciar essa visita, afinal, na consulta buscamos avaliar a saúde masculina como um todo. Muitas vezes recebo pacientes que vieram à consulta por uma conversa com amigos num churrasco ou futebol, então quanto mais informação melhor. Além dos amigos, esposas e filhos são importantes nessa conscientização.

Sair da versão mobile