Mãe e filho doentes: O drama da família Lopes

Angélica Spengler/AG

A dona de casa Daiane da Silva Lopes, moradora do bairro Dona Augusta em Campo Bom, luta há quatro anos contra uma enfermidade que ainda não tem cura, o Lúpus, doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro, desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico, exatamente aquele que deveria proteger o ser humano contra o ataque de agentes como vírus e bactérias.

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

O tipo de Lúpus diagnosticado em Daiane foi o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), considerado o mais agressivo. Nessa forma da doença, a inflamação acontece em todo o organismo da pessoa, o que compromete vários órgãos e sistemas, além da pele, como rins, coração, pulmões, sangue e articulações. E o tratamento indicado são altas dosagens de corticoides, medicamento ao qual a campo-bonense é alérgica. Uma das alternativas encontradas pelos médicos foram sessões de quimioterapia, estratégia comum em graves crises de Lúpus. “Inicialmente fui diagnosticada com laringite, depois laringite crônica e meses depois, após 64 exames diferentes, quando já tinha perdido os movimentos das pernas e braços descobriram que era Lúpus”, relembra Daiane.

Muito debilitada a vendedora que trabalhava em uma loja de confecções no Centro do município, foi afastada e encaminhada para receber auxílio-doença pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Beneficio que ela espera há quatro anos. “Já passei pelo perito e foi comprovado que não tenho como trabalhar. Não estou trabalhando porque não quero. Na verdade eu quero trabalhar, sempre trabalhei, mas quem vai dar uma chance à alguém que passa 3 dias por semana no hospital?”, questiona a dona de casa de 35 anos.

Diagnóstico do filho piorou a situação

Sem auxílio-doença e sem emprego Daiane fez rifas, meio-frango, brechós e contou com muita ajuda dos amigos, mas a situação se agravou em janeiro deste ano, quando o filho único Jean, de 17 anos foi diagnosticado com câncer no braço direito. “Como éramos só eu e ele, quando aconteceu tudo isso comigo ele parou de estudar para trabalhar e ajudar em casa. Estava tudo bem até setembro do ano passado quando começaram as dores fortes. Todas as vezes que levava na emergência diziam que era dor muscular, medicavam e liberavam. No dia 5 de janeiro Jean passou muito mal então levei direto para a Santa Casa em Porto Alegre, onde foi diagnosticado com câncer”, comenta.

Segundo laudos médicos, o adolescente tinha desenvolvido um tumor de 12cm no braço direito, em estado avançado já havia necrosado o osso. Após a biopsia apontar que o câncer raro do tipo Sarcoma de Ewing era maligno a indicação do corpo clínico era a amputação do membro. “Eu não podia permitir, tínhamos que lutar mesmo que as chances fossem pequenas”, desabafa a mãe que relembra que depois de dez sessões de quimioterapia o filho participou de um programa experimental de congelamento ósseo, muito utilizado no Japão e nos EUA. “Jean foi o primeiro paciente a passar por essa cirurgia no Brasil, sabíamos dos riscos dele perder os movimentos da mão, mas graças a Deus deu tudo certo”.

Bastante agressivo, o Sarcoma de Ewing é considerado um tumor pediátrico e o tratamento leva de 5 a 6 anos. Jean já passou por cinco cirurgias e iniciou um novo ciclo de sessões de quimioterapia na última semana.

Paralelo ao tratamento do filho, semanalmente Daiane também faz sessões de quimio. “Está bem difícil, tanto eu como ele debilitados e sem fonte de renda. Como meu acompanhamento é no Vale do Sinos fica mais fácil, mas o dele é na Santa Casa em Porto Alegre. Vamos de segunda à sexta-feira, saímos antes das seis horas da manhã e voltamos perto da meia noite”, pontua a dona de casa.

Ajuda

A família precisa de doações para bancar os custos com transporte e alimentação na capital, para que o jovem possa receber o tratamento necessário. Interessado em fazer doações, a mãe disponibiliza uma conta para depósito.

Caixa Econômica Federal
Agência: 0461
Operação: 013
Conta poupança: 00095284-1
Titular: Daiane da Silva Lopes CPF: 008.095.930-09 Fone: 99177-5062

Sair da versão mobile