Luciano Orsi é o novo presidente da AMVARS e do consórcio CP Sinos

Joceline Silveira/AG

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom, é o novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS), sucedendo a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, que deixa a presidência dia 31 de dezembro. Como nova vice-presidente, a associação terá Tânia Terezinha da Silva, prefeita de Dois Irmãos, como tesoureira, Corinha Molling, prefeita de Sapiranga, e Carla Chamorro, prefeita de Morro Reuter, completa a gestão como secretária. Para o conselho fiscal entram Ivete Grade, de Estância Velha e Ary Vanazzi de São Leopoldo.

Durante a reunião, a atual presidente da Amvars, Fátima Daudt fez agradecimento especial ao grupo de prefeitos e à equipe de trabalho que colaborou para o sucesso de seu mandato. Destacou ainda as principais conquistas dos municípios em 2019, o lançamento do Vale Germânico e o início das operações do cercamento eletrônico.

Demandas da região

O prefeito Luciano reforçou a condição produtiva da região e se disse confiante em dialogar com o governador gaúcho, Eduardo Leite, sobre as demandas relativas aos atrasos nos repasses em saúde, maior angústia dos prefeitos que estão usando recursos de seus caixas para manter atendimentos à comunidade. “As demandas da associação são as demandas dos nossos municípios. Estou honrado em suceder a prefeita Fátima e ter a confiança dos prefeitos do nosso Vale do Sinos. Os municípios são o chão da realidade das pessoas, pois é nas cidades que tudo acontece”, disse, lembrando o compromisso regional da Amvars. “Não somos ilhas isoladas e precisamos crescer regionalmente para que esse desenvolvimento seja sustentável. A união dos prefeitos e prefeitas em torno de pautas relevantes firmará a importância do Vale do Sinos na economia do nosso Estado”.
Além da Amvars, Luciano responderá também pelo CP Sinos, consórcio público formado por sete cidades que integram a Amavrs: Dois Irmãos, Estância Velha, Campo Bom, Ivoti, Novo Hamburgo, Nova Hartz e Sapiranga.

Ano eleitoral

Devido às eleições municipais de 2020, Orsi deverá deixar a presidência da Amvars no mês de abril e quem assumirá o cargo será a vice-presidente da entidade Tânia Terezinha da Silva, prefeita de Dois Irmãos. “O ano eleitoral não seria impedimento para que o Luciano não fosse candidato e posteriormente assumisse a presidência da Associação. A postura de liderança e com foco em unir ainda mais os prefeitos em causas regionais, acredito que ele desempenhará um excelente trabalho”, comentou Tânia.

Sair da versão mobile