Jornal A Gazeta: um aliado na sala de aula

Angélica Spengler/AG

Mais do que um meio para informar a população sobre assuntos relevantes para Campo Bom, o jornal é também uma ferramenta de conhecimento. Na sala de aula, auxilia os professores desde a Educação Infantil – quando ainda é utilizado somente para colagens e manuseio para o desenvolvimento da motricidade fina –, até os anos finais, quando propõe a compreensão de textos e diferenciação dos gêneros textuais.

No Colégio Santa Terezinha o AG é utilizado como ferramenta de ensino. O trabalho desenvolvido pela professora Rafaela Ramos com a turma do 3º ano do ensino fundamental além de ampliar o universo dos alunos, ajuda a formar leitores e torna as aulas mais interessantes.

Estimular o hábito da leitura entre os pequenos é um dos pilares que movem o programa AG Educa, que leva a edição impressa do único semanário de Campo Bom para dentro das salas de aulas do município. A iniciativa realizou mais uma edição na sexta-feira,8, na instituição, o convite foi feito pela diretora, Carla Mônaco e pela professora Rafaela que utiliza as edições do Jornal A Gazeta como ferramenta pedagógica.

Segundo relatou a educadora, o projeto destacou um contexto positivo para os estudantes, que tinham dificuldade em se expressarem verbalmente dentro da sala de aula. Os vinte alunos elaboraram o jornal impresso “Notícias na Área”, com resumos de reportagens que despertaram o interesse dos pequenos leitores. “O projeto é de suma importância, porque a prática de leitura e produção de texto permite que nós possamos trabalhar mais dinâmicas e atividades lúdicas para que os alunos possam gostar mais de ler e escrever”, destacou Rafaela.

AG Educa

O diretor e fundador do AG Mauri Spengler falou para os alunos sobre a como as matérias são realizadas, as funções dentro do jornal e respondeu perguntas sobre o cotidiano de uma redação. “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca a importância de se trabalhar em sala de aula com os meios de comunicação.

Desenvolver o hábito da leitura não se refere apenas à leitura dos livros de literatura e didáticos, mas a uma leitura atual e do contexto da realidade do aluno, pelo jornal. Além disso, o AG realiza um trabalho importante de divulgação de dados sobre a comunidade”, pondera Spengler.

É na sala de aula que os estudantes aprendem o ciclo de produção do jornal, recebem o periódico e conhecem o meio de comunicação e suas plataformas de informação. Ao levar o jornal para a sala de aula o projeto oportuniza o conhecimento integral da publicação pelos estudantes e pela comunidade, incentiva a leitura e fomenta a utilização como ferramenta pedagógica e didática.

Eles disseram

“Foi muito especial pra mim, porque antes eu tinha muita dificuldade pra entender algumas coisas e aí depois que a professora começou a desenvolver, fiquei bem melhor na leitura com o jornal e me empolguei mais”
Sabrina Wolf Pintos, 9 anos.

“Com o nosso jornal na escola decidi que quero ser jornalista quando crescer e trabalhar na Gazeta”
Renan Nunes, 9 anos.

“Foi muito especial pra mim, porque antes eu tinha muita dificuldade pra entender algumas coisas e aí depois que a professora começou a desenvolver, fiquei bem melhor na leitura com o jornal e me empolguei mais”
Sabrina Wolf Pintos, 9 anos.

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