Criado em 2003, o programa Tribos nas Trilhas da Cidadania é uma ação de mobilização social juvenil que visa o desenvolvimento da cultura do voluntariado organizado, promovida pela ONG Parceiros Voluntários. O programa é destinado a estudantes de instituições públicas e privadas, de ensino fundamental e médio. Seu maior objetivo é proporcionar aos jovens a oportunidade de atuarem no seu contexto social por meio do trabalho voluntário.
Em Campo Bom, o primeiro registro de atuação de alunos tribeiros ocorreu em 2011, junto ao programa Rede Empreender Mirim, do SESI, e tinha como um de seus mentores o professor Léo da Silva que, desde então, tem mobilizado jovens e ações tribeiras por onde atua, como por exemplo na EMEF Borges de Medeiros, na EMEF 25 de Julho, e atualmente junto ao Projeto Pescar Polo Campo Bom. O professor Léo é um embaixador do programa Tribos no município e faz parte do grupo de facilitadores que irá atuar na formação de novos professores e jovens tribeiros no programa Tribos Jovens Empreendedores, uma parceria da ONG Parceiros Voluntários com o SEBRAE-RS.
Uma dessas ações ainda está gerando impactos positivos e reflexões na comunidade. Trata-se da ação promovida pelos tribeiros Camili Pinheiro, Emilly Coelho e Lucas Almeida, com mentoria do professor Léo da Silva, onde os tribeiros distribuíram placas com mensagens de conscientização sobre inclusão social ao longo de um dos trajetos da ciclovia. A ação teve como parceiros a gráfica Efeito Visual, o Clube 15 de Novembro e o Interact Club Campo Bom.
Para a jovem tribeira e Presidente do Interact, Camili, a parceria do clube com a Tribos reforçou os ideais de servir e fazer o bem na comunidade. “Ficamos muito felizes em poder realizar essa parceria! A Tribos consegue promover o contato entre jovens que querem fazer o bem, algo que esteve tão escasso nesses últimos tempos, então quando foi possível realizar uma ação presencial, ficamos muito gratos”, expressa a presidente.
Neste momento, estão abertas inscrições para professores e alunos a partir do 8º ano, de escolas e instituições de todo o Rio Grande do Sul, para participarem do projeto Tribos Jovens Empreendedores, que visa, através de uma capacitação com chancela da UNESCO, em parceria com o SEBRAE-RS, oportunizar o protagonismo e as transformações nas comunidades. Maiores informações no instagram @tribosacao.