Iniciam as obras de melhorias no Arroio Schmidt em Campo Bom

Jordana Fioravanti/PMCB

Desassoreamento, limpeza, desobstrução de galerias e retirada de árvores comprometidas fazem parte das ações

Melhorias no percurso do Arroio Schmidt, que corta o município de Campo Bom, com trecho ao longo do Parque Municipal Arno Kunz (Parcão), começaram na última segunda-feira, dia 19. As intervenções biotécnicas incluem desassoreamento (remoção de areia e resíduos), limpeza, desobstrução de galerias, manejo de árvores comprometidas, recuperação de margens erodidas (corroídas) e o plantio de novas mudas. “Identificamos os problemas existentes e estabelecemos um plano no sentido de preservar e movimentar algumas árvores comprometidas na extensão do arroio, que poderiam causar alagamentos no período de cheia. Também serão plantadas vegetações adequadas na margem, garantindo a longevidade da ação. Tudo isso será feito utilizando técnicas de bioengenharia, ainda pouco exploradas por prefeituras, sendo uma inovação na região, no Estado e no país”, destaca o prefeito Luciano Orsi, que foi conferir o andamento das intervenções, na tarde da quinta-feira (22). A ação faz parte das ações do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e visa a revitalização dos recursos hídricos da cidade.

Segundo o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Jeferson Timm, um dos recursos implantados para que o benefício seja de longo prazo, é a vegetação apropriada. “Uma delas é a esteira viva, que consiste na colocação de ramos de salseiro. É uma planta que vai enraizar e criar uma malha de raízes para proteger a margem do arroio, junto a colocação de pedras. Isso evita as erosões (quando a terra da encosta entra no arroio) que, junto a obstrução das galerias, são responsáveis por causar alagamentos”, explicou.

Conforme o secretário da pasta, João Flávio da Rosa, as correções, com técnicas de bioengenharia ocorrem em três pontos principais: junto a sede do Projeto Floração Hortas Urbanas, próximo ao Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) e no encontro do Arroio Schmidt com Arroio Wedler. Na bioengenharia são utilizadas plantas, madeira e pedras para estabilizar as margens de arroios, conter as erosões e recuperar o meio ambiente.

Sair da versão mobile