Idosa vive reencontro emocionado com a filha após 42 anos de separação

Desde o dia 3 de julho, a vida da aposentada, Nair da Silva, de 81 anos, não é mais a mesma. Há 42 anos a mulher procurava pelo casal de filhos mais velhos, Otavio e Vanderli, separados da mãe precocemente aos 5 e 3 anos de idade respectivamente. Após uma separação conturbada, em 1966, ela deixou Novo Hamburgo e veio morar em Campo Bom, mas o pai ficou com a guarda das crianças permitindo apenas dois encontros entre mãe e filhos posteriormente ao divórcio. Com o passar do tempo, Nair foi perdendo o vínculo e o contato com a família do ex-marido que se mudou diversas vezes de endereço.

Já em solo campo-bonense, a dona de casa seguiu a vida e se casou novamente. Do segundo casamento nasceram Roseli e Rogério, mas o sonho de reencontrar os filhos mais velhos persistia. Em 2010, após sofrer um AVC, Nair ficou com a fala e a mobilidade comprometida e passou a morar com a filha Roseli a quem delegou a missão de encontrar os outros membros da família. “Sempre tive esse sonho também, pois minha família era pequena: minha mãe e meu irmão. Casei e tive meus filhos, mas sempre tive esse sonho de conhecer meus irmãos e meus sobrinhos. Mas um dia esse desejo de reencontrar meus irmãos ficou muito mais forte, foi quando minha mãe pediu que não deixasse ela partir sem rever os filhos (Otávio e Vanderli)”, relembra a dona de casa, Roseli Maria da Silva, 48 anos.

Missão foi repassada para a filha

Com a tarefa de reunir a família, Roseli partiu em sua busca. No roteiro, endereços em Novo Hamburgo, Canoas e na Serra gaúcha, mas em nenhum deles encontrou rastros dos irmãos. “Procurei muito, mas não tive sucesso. Já quase sem esperança sempre pedi muito a Deus para encontrar meus irmãos e Deus ouviu minhas orações”.

O reencontro depois de uma busca mútua de mais de quatro décadas aconteceu em um final de tarde, quando a empresária Katiucia Nunes, 28 anos, filha de Otávio, primogênito de Nair bateu no portão da tia, no bairro Celeste, em Campo Bom. E a espera chegou ao fim. Finalmente a família estava reunida. “Foi um momento muito emocionante para todas nós. Neste dia a Katiucia conheceu sua vó e sua história”, comenta Roseli.
No dia seguinte foi a vez de Vanderli reencontrar a mãe. E depois os outros netos e bisnetas vieram até Campo Bom conhecer a avó. “Infelizmente meu irmão Otávio não pode rever a mãe, pois faleceu em 2003”.

Primeiro aniversário com família completa

No dia 2 de setembro, dona Nair completou 81 anos e pode reunir, filhos, netos e bisnetos pela primeira vez, seguindo as recomendações sanitárias. “Mesmo sem conseguir falar, nós sabemos que agora minha mãe está feliz. Ela está realizada”, completa Roseli.

Sair da versão mobile