Hoje falaremos das muitas cores e formas que vemos por aí: as flores

A série Biologia em Pauta, em parceria com a bióloga, Carolina Rangel – formada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está de volta. Visando, especialmente, o ensino fundamental, atendido pelo programa AG Educa nas escolas de Campo Bom. Confira a seguir a sexta parte da série que abordará as flores mais comuns da região.

Você sabia que nem todas as plantas possuem flores? As flores existem apenas em um grupo de plantas chamado angiospermas. Esse grupo existe há mais de 100 milhões de anos, e possui uma enorme diversidade de formas e tamanhos, e vivem em praticamente todos os ambientes. As angiospermas são responsáveis pela produção de todos os frutos que conhecemos atualmente! Afinal, os frutos se desenvolvem a partir das flores.

Como isso acontece? Antes de mais nada, é preciso saber que a flor é uma estrutura reprodutiva da planta. Ela é responsável pela produção de minúsculos grãos chamados de pólen, que são transportados para outras flores através da ação de polinizadores, como por exemplo, as abelhas. Quando o pólen é levado de uma flor até outra, ocorre a fecundação e, posteriormente, a formação de um fruto com suas sementes. As sementes, por sua vez, geralmente se dispersam com o vento ou com animais, atingem o solo e germinam, formando uma nova planta. Sendo assim, é impossível negar a importância das flores para as plantas, uma vez que elas estão diretamente ligadas a formação dos frutos e sementes.

Outra característica importante das flores são as suas cores e fragrâncias. Quanto mais coloridas e cheirosas, maiores são as chances de atrair polinizadores e serem fecundadas! Hoje vamos conhecer algumas plantas que possuem flores.

Orquídeas (Orchidaceae)

Crédito: Reprodução

As orquídeas compõem uma das maiores famílias de plantas com flores do mundo. O Brasil apresenta uma ampla diversidade de espécies, com aproximadamente 3.500! Essas plantas podem se desenvolver no solo, mas preferem crescer sobre as árvores, e por isso são chamadas de epífitas. Por conta disso, muitos acreditam que as orquídeas são parasitas das árvores e as prejudicam, o que não é verdade. As flores das orquídeas são muito diversas, com inúmeras cores, formas e tamanhos!
Suas flores tendem a ser bem chamativas, com cores vibrantes, cheiro forte e formas extravagantes, para atrair os seus polinizadores. Os frutos das orquídeas são pequenas cápsulas, que após amadurecidas se rompem, liberando milhares de sementes que são dispersas. As sementes acabam indo parar em troncos ou solo úmido, e assim se transformam em uma nova plantinha de orquídea. Você sabia que o município de Campo Bom (através do decreto 4.854 de 2018) declarou a orquídea como flor símbolo da cidade, mais especificamente a espécie Cattleya intermedia (foto)?

Girassol (Helianthus annuus)

Crédito: Reprodução

Poucas pessoas sabem, mas a ‘flor’ do girassol na verdade é composta por um conjunto de flores. Isso é chamado de inflorescência! O girassol pertence ao gênero Helianthus, que significa ‘flor do sol’. Esse nome se dá devido a cor amarela e o movimento da planta em direção ao sol. Ao amanhecer, suas flores estão viradas para o leste (direção na qual o sol nasce) e ao longo do dia, “seguem o sol” até o oeste (onde ele se põe). Esse processo é chamado de heliotropismo e por conta disso os girassóis conseguem acumular muita energia solar.

Onze-horas (Portulaca grandiflora)

Crédito: Reprodução

É uma planta nativa do Brasil e outros países da América do Sul. Ela é adaptada para viver em regiões onde há grande variação de temperatura ao longo do ano. Sendo assim, é de fácil cultivo, capaz de tolerar longos períodos sem água. Possui flores solitárias e de diferentes cores, que se abrem especialmente próximo ao horário do almoço: às 11 horas. Por isso, seu nome popular é onze-horas! Essa planta é muito cultivada para ornamentação, em vasos e jardins.

Dente-de-leão (Taraxacum officinale)

Crédito: Reprodução

Seu nome popular está relacionado com o formato de suas folhas, que possuem um aspecto serrilhado, similar às presas afiadas de um leão! Essa planta é muito comum e bastante utilizada na culinária e na medicina. Suas flores são amarelas e temporárias, mas por conta de sua coloração atraem muitos polinizadores, como abelhas e borboletas. Os frutos do dente-de-leão são famosos pelo aspecto de “pompom”, que são facilmente dispersos pelo vento.

CURIOSIDADES

Você já notou que a cidade de Campo Bom é bastante florida? Muitos municípios que foram colonizados por alemães têm o costume de possuir casas com quintais e jardins floridos e praças e ruas com canteiros de flores. E que tal aprendermos a plantar uma orquídea? Para cultivar uma orquídea, você primeiramente deve procurar em seu jardim uma árvore. É indicado que nessa árvore haja a presença de musgos no tronco. Coloque a orquídea em algum local da árvore e amarre um barbante de algodão ou sisal. Fixada na árvore, a orquídea não necessitará de adubo ou água.

Sair da versão mobile