Hemovida necessita de doadores de sangue

Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

O banco de sangue Hemovida, de Novo Hamburgo, que atende vários hospitais da região do Vale do Sinos, relembra em suas redes sociais a importância de se doar sangue, mesmo durante a pandemia, e ressalta que é seguro doar mesmo neste cenário. “Estamos seguindo todos os protocolos e mantendo boas práticas preventivas contra o vírus”, dizem em um post do Facebook, que pode ser conferido abaixo.

Doações

Quem possui interesse em doar sangue pode realizar o agendamento pelo telefone (51) 3581-5241. As doações acontecem no Hemovida – junto ao Hospital Regina, em NH, e atendem de segunda à sexta das 07:30 às 14:00 e aos sábados das 07:30 às 12:00.

Requisitos básicos

Pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização para doar), apresentar documento original com foto, respeitar o intervalo mínimo entre as doações, não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
O intervalo indicado é de no mínimo 60 dias para homens (máximo 4 doações em um período de 12 meses) e de no mínimo 90 dias para mulheres (máximo 3 doações em um período de 12 meses).

Quem não pode doar

Pessoas que fizeram alguma vacina ou tatuagem nos últimos 12 meses. Quem ingeriu bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes de doar, quem tenha tido sintomas de gripe nos 15 dias anteriores. Também deve evitar mulheres grávidas, amamentando, pessoas que fizeram cirurgia, tiveram hepatite após os 11 anos de idade, DST nos últimos 12 meses e piercing na cavidade oral e/ou região genital.

Restrições relacionadas à Covid-19

Quem já teve o coronavírus em seus sistema precisa esperar, pelo menos, 30 dias após a recuperação para poder doar sangue. Para aqueles que já foram imunizados, a restrição varia de acordo com a marca da vacina, veja a seguir:

Coronavac (Sinovac/Butantan)
Inaptidão para doação de sangue de 48 horas

BNT 162 (BioNTech/Fosun Pharma/Pfizer)
Inaptidão para doação de sangue de 7 dias

Sputnik (Gamaleya National Center)
Inaptidão para doação de sangue de 7 dias

MRNA-1273 (Moderna/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas)
Inaptidão para doação de sangue de 7 dias

COVISHIELD (Astrazeneca/Oxford/Fiocruz)
Inaptidão para doação de sangue de 7 dias

AD26.COV2.S (Janssen-Cilag)
Inaptidão para doação de sangue de 7 dias

COVAXIN (Bharat Biotech)
Inaptidão para doação de sangue de 48 horas

Sair da versão mobile