GUIA DO ELEITOR: Tudo o que você precisa saber antes de votar

O AG reuniu informações básicas necessárias, segundo o TSE, para o cidadão poder votar com tranquilidade

Confira seu título de eleitor | Deixe seu título de eleitor em local visível ou use o aplicativo e-Título no celular. Se não estiver com o título de eleitor, você pode votar apresentando um documento de identificação com foto, como CNH, RG ou Carteira de Trabalho.

Acessibilidade do voto | A eleitora ou o eleitor com deficiência poderá contar com o auxílio de pessoas da sua confiança durante a votação. Além disso, a urna eletrônica é equipada com teclado em braille, recurso de áudio e fones de ouvido, que são disponibilizados para auxiliar os eleitores que necessitam desse tipo de apoio. Outra novidade, voltada para pessoas com deficiência auditiva, é a inclusão da apresentação de intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.

Não perca o horário

A votação acontece domingo, dia 2, das: 8:00 às 17:00

Não vai conseguir ir votar? Fique atento

Posso justificar minha ausência no dia da eleição? Sim. Entretanto, isso só é possível se o eleitor estiver fora do domicílio eleitoral. A justificativa deve ser feita preferencialmente pelo aplicativo e-Título. Quem não tiver acesso ao aplicativo (citado na matéria acima) poderá justificar em qualquer local de votação.

Como posso justificar a ausência após cada turno de votação? No prazo de 60 dias após cada turno, é possível justificar, basta comprovar o motivo da ausência com atestado médico ou bilhete de viagem, por exemplo. Há três formas de justificar: presencialmente, em um cartório eleitoral; pelo aplicativo e-Título; ou pela internet, no Sistema Justifica.

Campo Bom terá passe livre

Os ônibus circulam de acordo com as linhas e trajetos de sábado. Confira os horários.

Como denunciar

Denúncias de irregularidades e crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, ou encaminhadas diretamente ao Ministério Público. No dia da votação, os juízes eleitorais e os presidentes de seção exercem poder de polícia, podendo tomar as providências necessárias para cessar qualquer irregularidade e inibir práticas ilegais de candidatos e eleitores.

Boletim na mão

Através da leitura da imagem (QRcode) contida no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral, o eleitor tem acesso e pode visualizar uma cópia digital dos boletins de urna em seu celular ou tablet. O aplicativo poderá ajudar o eleitor a fazer a própria apuração e auditagem dos votos após o dia das eleições, tanto no primeiro como no segundo turno. Outra alternativa é fazer o download para o seu celular:

ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.BoletimNaMao

IOS: https://apps.apple.com/br/app/boletim-na-m%C3%A3o/id1126495545

Perfil do eleitor

Mulheres: 27.702 | 52%

Faixa etária
Até 24 anos: 3.109
De 25 a 44 anos: 10.767
De 45 a 69 anos: 10.916
Mais de 70 anos: 2.910

Homens: 27.141 | 48%

Faixa etária
Até 24 anos: 2.763
De 25 a 44 anos: 10.274
De 45 a 69 anos: 10.007
Mais de 70 anos: 2.097

TOTAL DE ELEITORES: 54.843

Confira o seu local de votação clicando aqui

Sair da versão mobile