Golpes contra MEIs voltam a ter destaque

Golpe tenta obter pagamentos fraudulentos dos MEIs em um período de maior atenção a tributos

Golpistas aproveitam o começo do ano, tradicionalmente época de pagar contas, para enganar pequenas empresas, principalmente o Microempreendedor Individual (MEI), com uma falsa “taxa associativa” relacionada a cadastros, é a isca de golpes contra os pequenos empreendedores.

O golpe tenta obter pagamentos fraudulentos dos MEIs em um período de maior atenção a tributos. As cobranças são enviadas, geralmente, por e-mail e indicam o atraso no pagamento do suposto tributo, com um boleto ou código QR do Pix, que envia os valores diretamente para as contas de golpistas.

Vale ressaltar que o MEI é isento dos impostos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) e paga apenas a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que tem custo fixo mensal. Sendo assim, a única obrigação financeira do MEI é o pagamento mensal do DAS. “O DAS não é enviado para o empreendedor, sendo que ele tem de entrar no site do MEI para gerar a guia de pagamento, serviço este que fazemos gratuitamente aqui na Sala do Empreendedor”, ressalta o Coordenador da Sala do Empreendedor, Antônio de Oliveira Filho.

FIQUE ATENTO

No caso de boletos fraudulentos, os estelionatários usam nomes falsos de instituições e entidades oficiais como associações, sindicatos, prestadoras de serviços e até bancos. Outra característica é a data de vencimento do documento que é de curto prazo e os MEIs acabam pagando porque são convencidos de que se trata de um tributo fundamental para manter a empresa na legalidade.

Sendo assim, fique atento. Quaisquer cobranças que o Microempreendedor Individual receber, seja por e-mail, WhatsApp, Correio, entre outros, é golpe.
Em caso de dúvidas sobre cobranças, o Microempreendedor Individual pode entrar em contato com a Sala do Empreendedor pelo telefone: (51) 3598-8637; celular: (51) 99274-9860; ou pelo e-mail: empreendedor@campobom.rs.gov.br.

Sair da versão mobile