Gincana virtual coloca em movimento quem está acima de 60 anos

Arquivo pessoal

Duas equipes se dividiram entre colorados e gremistas para realizar atividades físicas e intelectuais

Uma gincana virtual está mobilizando cerca de 40 pessoas acima de 60 anos. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, tem como objetivo colocar em movimento os integrantes dos grupos de risco, que se dividiram em duas equipes, entre gremistas e colorados. “Os participantes tem se desdobrado para realizar as tarefas, descobrir as respostas das charadas e enviar para a comissão organizadora, tudo sem sair de casa, através do whatsapp”, explica o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rodrigo Silva. As tarefas envolvem atividades físicas e intelectuais, como reproduzir coreografias, desvendar charadas, resgatar memórias da cidade, entre outros exercícios lúdicos.

A aposentada Naida Soares está participando da gincana pela equipe Inter, e diz que a atividade integrou bastante o grupo, apesar de não haver nenhum contato físico. “Quando as atividades eram lançadas, eu percebia uma participação intensa para desvendá-las. Quando a tarefa era charada, relacionada à matemática ou envolvia algo sobre o Município, todos se manifestavam. Eu, particularmente, gostei muito de poder participar desse evento tão bem planejado para agitar um pouco a nossa quarentena, e ainda pude obter conhecimentos sobre o Inter e sobre o nosso Município”, relata. O prefeito Luciano Orsi lembra que a pandemia faz com que novos formatos sejam criados para atividades que eram comuns. “A gincana virtual é uma mostra disso e uma iniciativa da Prefeitura para ajudarmos quem tem mais de 60 anos a se manter integrado e ativo”, afirma.

Inter X Grêmio

A aposentada Naida Soares está participando da gincana pela equipe Inter, e diz que a atividade integrou bastante o grupo, apesar de não haver nenhum contato físico. “Quando as atividades eram lançadas, eu percebia uma participação intensa para desvendá-las. Quando a tarefa era charada, relacionada à matemática ou envolvia algo sobre o Município, todos se manifestavam. Eu, particularmente, gostei muito de poder participar desse evento tão bem planejado para agitar um pouco a nossa quarentena, e ainda pude obter conhecimentos sobre o Inter e sobre o nosso Município”, relata. O aposentado Mauro de Oliveira, integrante da equipe tricolor, em nome de seus colegas, parabeniza a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) pela iniciativa.

“Conseguimos nos divertir e exercitar nossa memória, já que não podemos sair por causa dessa pandemia. Tivemos a oportunidade de ver nossos amigos por vídeo e matar um pouco a saudade que sentíamos no passar dos dias”, conta ele. A competição vai até a próxima terça-feira (dia 21) e os grupos vêm recebendo diariamente de três a quatro tarefas para serem realizadas de forma coletiva ou individual, sem sair de casa. Nesta semana, as duas equipes estão se mobilizando nas redes sociais para a escolha dos reis de cada grupo. O representante colorado e gremista que receber mais curtidas em sua foto será declarado o rei de sua equipe.

Sair da versão mobile