O auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos foi o palco de um momento especial, no dia 12 de novembro.
A formatura do Projeto Vencer, programa de qualificação profissional promovido pela Fundação Semear. Alunos, familiares, investidores e a comunidade se reuniram em uma celebração que marcou duas décadas de impacto e transformação na vida de jovens em Novo Hamburgo.
Nesta edição, 15 jovens, com idades entre 16 e 18 anos, receberam seus certificados. Realizado gratuitamente pela Fundação Semear, o projeto conta com a parceria institucional da ACI-NH/CB/EV/DI e o apoio de diversas empresas da região que acreditam e investem no desenvolvimento da juventude. O conteúdo do Projeto Vencer incluiu temas como comunicação e expressão, meio ambiente, cidadania, inclusão digital, saúde e segurança no trabalho, formas alternativas de geração de trabalho e renda e educação para o consumo, entre outros.
Ao longo de 20 anos, o programa se consolidou como uma ponte para o futuro de 350 jovens, promovendo a qualificação básica para atuarem no apoio das rotinas administrativas, aliado ao protagonismo juvenil e à formação cidadã.
Natalino Conci, vice-presidente administrativo-financeiro da Fundação Semear e paraninfo da turma de formandos, emocionou a todos ao citar Ayrton Senna. “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço e à dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”, disse. Com uma relação próxima aos formandos, ele destacou o orgulho por suas conquistas e reforçou a importância de dedicação e compromisso para alcançar o sucesso, deixando uma mensagem inspiradora para o futuro de cada jovem. “A formatura foi um marco dessa trajetória, celebrando histórias de sucesso e renovando a esperança em um futuro cheio de possibilidades”, acrescentou. “O Projeto Vencer é para aqueles que acreditam que podem, sim, fazer a diferença”, afirmou Nelson Ramalho, investidor do projeto ao longo de seus 20 anos de existência. Os jovens que receberam seus certificados são Brenda Candeia dos Santos, Denis Henrique de Jesus Rocha, Emily Maiara Tiede de Oliveira, Évelyn Cristina Henriques Gudes, Gustavo dos Santos, João Pedro Altenhofen, Kemylly Paulo Bueno, Kétlyn Andriele Tiede da Silva, Kévin Rodrigues de Oliveira, Luan Rodrigues de Oliveira, Maria Eduarda B. Machado, Matheus de Souza Bueno, Miriã Isabel dos Santos, Pedro Henrique Correa Dill e Ryan Matheus Lima.Durante a solenidade, o presidente da Fundação Semear, José Flávio Bueno Fischer, destacou a importância desse momento na vida dos jovens. “Desejo a cada um de vocês que essa conquista seja o início de uma trajetória de sucesso e realizações”, disse.