Fonte de Luz completa dez anos de fundação

A Associação Espírita Fonte de Luz (rua Aimoré, nº 86, Centro) completa dez anos de atividades, neste domingo, 19. Dedicada ao estudo do espiritismo – doutrina codificada por Allan Kardec, na França, no século XIX -, a casa é filiada à Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs).

Fundado em 2010 por Pedro Alves Mariano, e um grupo de espíritas, a entidade sempre pautou suas ações pela seriedade e firmeza de propósitos, propagando e divulgando a doutrina dos espíritos. “O Espiritismo é uma doutrina cristã. Tem como lema principal a máxima do Cristo “Fora da Caridade não há salvação”, não tem a intenção de converter ninguém, apenas esclarecer e consolar à luz dos ensinamentos de Cristo. As palestras públicas doutrinárias, abertas ao público, tem como finalidade esclarecer e consolar da dor e do sofrimento, como perdas de entes queridos, doenças incuráveis e problemas familiares”, pontua Jocelaine Luongo, Presidente do Fonte.

Entre as atividades da instituição estão grupos de estudo, encontros semanais, com 1h30min de duração em diversos dias e horários. Nas segundas-feiras, às 14h30min, nas quintas-feiras, às 20h, e aos sábados, as 16h ocorrem exposições públicas (palestras) sobre temas ligados ao espiritismo. Nestes mesmos dias é realizado atendimento fraterno – uma conversa com um dos trabalhadores, por meio da qual se busca esclarecer e consolar à luz da doutrina espírita. Aos domingos pela manhã ocorre a evangelização, destinada a crianças e jovens na faixa etária de 3 a 21 anos. “As crianças e os jovens que frequentam a evangelização são provenientes das famílias dos trabalhadores e estudantes espíritas, dos bairros Morada do Sol, Dona Augusta, e Operária. Aos domingos são conduzidos ao Fonte através de transporte oferecido pela Associação, recebem um café da manhã organizando pelos estudantes da Casa. Após o acolhimento tem início as atividades pedagógicas, para dar o real significado ao encontro. Onde ocorre a evangelização, desenvolvendo os objetivos de estudo da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus, que visam desenvolver valores éticos, morais e cristãos”, explica Jocelaine.

Ao final do encontro cada criança recebe um litro de leite para levar para casa. Aos domingos também são realizados cortes de cabelo as crianças com cabelereiros voluntários.

A entidade ainda desenvolve projetos de costura, alfabetização e tricô e crochê. Além de prestar assistência a famílias de baixa renda com doações de cestas básicas e material escolar. Todos os trabalhos são oferecidos de forma gratuita.

Espiritismo

Codificada pelo francês Allan Kardec, a doutrina espírita apresenta Deus como inteligência suprema e causa primeira de todas as coisas e Jesus Cristo como guia e modelo da humanidade. Os fundamentos básicos da doutrina são a crença na existência de Deus, na pré-existência e sobrevivência do espírito e em sua evolução infinita através da reencarnação, e na comunicabilidade entre encarnados e desencarnados.

Sair da versão mobile