Fiscalização da RGE encontra ligação clandestina no bairro Porto Blos

Na ação, acompanhada pela polícia, uma pessoa foi encaminhada à delegacia por furto de energia elétrica

Equipes da RGE executaram nesta quarta-feira, 28, mais uma ação de combate a fraudes e furtos de energia elétrica em Campo Bom, resultando no encaminhamento de uma pessoa à delegacia por furto de energia. Executada em conjunto com a Polícia Civil, a ação vistoriou estabelecimentos comerciais no bairro Porto Blos.

Equipes da empresa encontraram uma ligação clandestina em uma padaria. No local, havia um desvio no medidor, fazendo com que o estabelecimento e a residência dos proprietários tivessem sua energia desviada da rede elétrica da rua de trás. A fraude foi desfeita e o responsável pelo empreendimento foi encaminhado à delegacia de polícia da cidade, sendo liberado sob pagamento de fiança. O homem responderá por furto de energia em liberdade.

As ligações clandestinas (gatos) e quaisquer outras irregularidades são investigadas permanentemente pela concessionária, através de fiscalização e monitoramento constante. Estas ligações caracterizam furto de energia elétrica, o que é crime. Além disso, qualquer ligação clandestina pode ocasionar acidentes graves com risco à vida, e causar interrupção no fornecimento de energia para uma grande região. Para cobrar os valores não pagos por quem furta energia, a RGE faz o cálculo do que foi consumido e emite a fatura. Muitas vezes, não é possível cobrar esse consumo e os custos são rateados entre todos os demais clientes regulares, conforme estabelece a legislação do setor elétrico.

Sair da versão mobile