Feevale passa a oferecer exames toxicológicos

Eduardo Bettio/Universidade Feevale

O Laboratório de Análises Toxicológicas da Feevale é o primeiro de uma universidade brasileira a obter credenciamento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para testes toxicológicos de larga janela de detecção. Com isso, a Instituição poderá atender, por exemplo, participantes de concursos públicos, como o da Brigada Militar, que exige exame toxicológico na fase intermediária (investigação social do candidato e comprovação das condições de inscrição).

Os exames começaram a ser realizados no dia 18 de fevereiro, no Laboratório de Análises Toxicológicas, localizado no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) da Feevale, na Rua Rubem Berta, 200, Vila Nova, Novo Hamburgo. Os agendamentos para coleta do material podem ser feitos pelo e-mail cies@feevale.br, pelo telefone (51) 3586-8813 ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min.

O teste detecta diversas drogas

O exame toxicológico vem sendo exigido em alguns processos seletivos, principalmente para a função militar, de segurança pública, aviação e saúde. Os testes têm caráter eliminatório se o resultado for positivo ou se o candidato se recusar a fazer a análise. Esta é feita a partir de uma pequena amostra de cabelos ou pelos, a qual poderá apontar drogas ilícitas, como maconha, crack, ecstasy e anfetaminas, entre outras substâncias e derivados.

Segundo o coordenador do mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas da Universidade Feevale e diretor científico do Laboratório, Rafael Linden, as legislações exigiram que os laboratórios que realizam esses testes cumpram elevados requisitos de segurança e qualidade, expressos em uma norma específica do Inmetro, vinculada à ISO 17025, a mais rigorosa relacionada à qualidade de laboratórios de análise. “Atualmente, apenas 18 laboratórios brasileiros estão credenciados para a realização desses testes, todos vinculados a empresas”, afirma.

O professor ressalta que um diferencial do laboratório da Feevale é que seu corpo técnico é composto de mestres e doutores na área de Toxicologia e Análises Toxicológicas, os quais são pesquisadores de referência nacional, com autoria de publicações internacionais referentes à análise toxicológica em cabelo. Assim, os clientes do laboratório têm acesso a profissionais que estão na linha de frente do conhecimento nessa área, o que não acontece nos laboratórios comerciais. Para a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, é relevante, para a Universidade, ser a primeira instituição de ensino a ter um laboratório credenciado pelo Inmetro para a realização de testes toxicológicos de larga janela de detecção.

Como são feitos os exames

O exame é realizado a partir de uma pequena amostra de cabelos ou pelos corporais. A presença de qualquer substância é detectada por meio de um instrumento chamado espectrômetro de massas. Esse equipamento possui elevada sensibilidade, detectando concentrações muito pequenas das substâncias e gerando informações para a identificação inequívoca. A coleta, o processamento e a análise são realizados em ambiente seguro e totalmente rastreável, através de uma cadeia de custódia documentada.

Sair da versão mobile