FCC é a 2ª empresa mais inovadora do Sul do Brasil na indústria química

fcc

Reconhecida por utilizar a ciência dos materiais para criar soluções voltadas a diversos mercados, a empresa FCC, de Campo Bom, foi classificada como uma das 20 empresas mais inovadoras do Sul do país, no Ranking das Campeãs de Inovação da Revista Amanhã em parceria com o IXL-Center, divulgado recentemente.

Nos últimos anos, a empresa investiu no desenvolvimento de uma cultura da inovação, em todos os âmbitos. “O nosso investimento em inovação vai além da simples destinação de recursos financeiros ou da criação de uma equipe, pois envolve uma transformação cultural voltada à curiosidade, inspiração e cocriação”, destaca Júlio Schmitt, diretor de inovação da FCC. De acordo com o ranking, a empresa é a 2ª empresa mais inovadora do Sul do país na indústria química.

O processo de inovação na FCC surgiu com o objetivo de alavancar seu crescimento e competitividade. “Apesar de já ter a inovação no DNA da empresa, em 2014, sentimos a necessidade de implementar um processo de inovação bem definido, pois os padrões e necessidades dos mercados vêm mudando e precisamos estar sempre à frente para nos diferenciar”, destaca Schmitt. “Por isso, a inovação também é a base do nosso planejamento estratégico”, complementa.

Lançamentos

Nos últimos anos, a empresa lançou diversos produtos inovadores para atender diferentes setores. No setor calçadista, foram lançados produtos como TR ECO, oriundo de fontes renováveis e o Primer Led, que gera um menor consumo de energia no processo, além de utilizar materiais mais eficientes e reduzir custos de mão de obra. Já no mercado de construção civil, a indústria tem no seu portfólio a Massa DunDun, argamassa polimérica que aumenta a produtividade em 300% e reduz emissões para uma fração, em comparação com o cimento convencional; além disso, também desenvolveu o mercado de Poliureia, revestimento de superfícies de alta performance, que tem a capacidade de resistir aos esforços mais extremos, até mesmo explosões. Em 2020, também lançou a tecnologia FCC AAntivir, que tem propriedades antivirais, inclusive contra o Sars-CoV-2, antifúngicas e antibacterianas, e pode ser aplicada em diversos materiais, para os mais variados mercados. Além disso, a FCC possui a maior e mais moderna linha contínua de produção de TPU na América Latina e, em 2020, inaugurou uma nova linha de TPV, produto destinado ao setor automotivo.

Além dos recursos financeiros, a empresa também promoveu outras iniciativas. Entre elas, a criação de grupos multifuncionais, que debatem e implementam ideias sobre diversos temas dentro da empresa, como: cultura de inovação, diversidade, sustentabilidade, e responsabilidade social. “Estimulamos o protagonismo das pessoas na busca por inspirações em todos os lugares e na provocação de mudanças em processos, produtos ou serviços”, afirma Filipe Fagundes, Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Outro aspecto importante destacado por Fagundes é o conceito de inovação vinculado à conexão. “A FCC tem muitas conexões com o mercado: fornecedores, clientes, universidades e parques tecnológicos, por exemplo”, destaca.

Sair da versão mobile