FCC amplia portfólio de produtos e apresenta soluções na Fimec

Reconhecida pelo investimento em pesquisa e inovação, a FCC chega à 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) na condição de única fornecedora que tem a linha completa de termoplásticos para a sola do calçado no Brasil. Isso porque a indústria de Campo Bom apresentou, na Fimec, uma novidade em seu portfólio de produtos para o mercado calçadista: o PVC.

Com o objetivo de ampliar a atuação no mercado, a FCC utiliza sua expertise para criar um material nobre com preço competitivo. Entre as características do PVC da FCC está o ótimo acabamento, o que garante leveza e grip ao solado, além de proporcionar maior estabilidade térmica. O material ainda possui fácil processabilidade e conta com proteção UV. “O objetivo da FCC é se tornar a número um no PVC até 2023 – já existe um parque fabril sendo organizado para isso, com três máquinas em funcionamento e outras duas chegando na nossa Unidade produtiva da Bahia”, projeta Marcelo Garcia, diretor de negócios do Grupo FCC.

Sustentabilidade e tecnologia antiviral

Além do lançamento, a FCC também traz para a Fimec dois produtos que reforçam a preocupação da empresa em investir em tecnologia e produtos sustentáveis. Um deles é o FCC AAntivir, que possui ação antiviral, antifúngica e antibacteriana, podendo ser aplicado nos mais diferentes materiais e substratos. A tecnologia tem sua eficácia verificada através de testes em laboratórios independentes e com base em normas internacionais: Antiviral – ISO 21702; Antifúngica – ASTM G21; e Antibacteriana – ISO 22196.

O FCC AAntivir previne, de maneira permanente, a contaminação cruzada entre o material e o usuário, mesmo depois de várias lavagens, por exemplo. Além disso, a tecnologia não altera as propriedades mecânicas e físicas dos materiais, causa baixo impacto no processo já existente dos clientes e é acessível e competitiva para diferentes mercados e aplicações.

Outro produto da FCC que poderá ser conferido durante a Fimec é o TPU Eco – um termoplástico de economia circular, ou seja, totalmente reciclável. Com matéria-prima renovável, não dependente da cadeia petroquímica, o produto pode ser reaproveitado em até 30% de material reciclado junto ao material virgem, reforçando a preocupação da FCC com o meio ambiente. Entre as características principais do produto está a alta fluidez, permitindo cópia fiel ao molde e diferentes acabamentos (brilho ou fosco). Outro benefício é que o material ainda pode ser injetado em injetoras convencionais, não sendo necessário equipamento específico.

Sair da versão mobile