Exame de Próstata: Prevenir é o melhor caminho

O Câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens, resultando em 28,6% de óbitos. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A falta de atenção e mitos envolvendo os exames, contribuem para a evolução da doença, pois muitos homens têm preconceito em procurar o médico. O exame é realizado em duas etapas, a dosagem de sangue e o tão temido toque retal. “O toque retal é indolor e rápido, realizado no consultório médico, com esse exame conseguimos palpar a área externa da próstata e verificar a presença de nódulos, além de estimar o volume prostático”, explica o urologista, Raul Guilherme Goulart de Andrade.
O Doutor também ressalta a importância do exame preventivo, “O exame de próstata, quando diagnosticado precocemente, tem 90% de chances de cura”. Afirma Andrade. Portanto, prevenir ainda é a melhor forma de autocuidado.
Homens a partir de 50 anos, devem incluir em sua rotina anual o exame de próstata, e para aqueles que possuem histórico familiar, e homens negros, devem procurar o médico urologista a partir de 45 anos, pois infelizmente, estudos apontam que negros tem 11% de chances de desenvolver o câncer de próstata.

Sair da versão mobile