Estudantes da rede municipal recebem uniformes gratuitamente 

Ação ocorreu pela primeira vez na história de Campo Bom 

Giordanna Vallejos 

6.268 alunos de ensino fundamental da rede municipal de Campo Bom serão contemplados com a distribuição gratuita de uniformes, por meio de um projeto inovador da Prefeitura, nunca feito na história da cidade. A entrega aos estudantes começou nesta quinta-feira, 29, com as peças de inverno, e a parte de verão será distribuída em julho. 

A entrega inicial foi realizada na Escola Esperança e segue nas demais instituições de ensino fundamental de Campo Bom. Os alunos vibraram, como se estivessem em uma final de futebol, com a chegada dos novos uniformes e da presença das autoridades no local. O que demonstra a importância da iniciativa para quem mais interessa o assunto: os alunos da rede. 

Os uniformes têm a identificação do município de Campo Bom, com a cor azul marinho. Apesar de a maioria das peças ser igual para todas as escolas, cada uniforme foi feito nas medidas dos alunos e o logotipo da escola está na camiseta. Dessa forma, haverá um padrão para as escolas municipais, que pode facilitar a vida dos familiares quando os estudantes trocarem de escola, além de facilitar a doação de uniformes. 

Professora da primeira turma que recebeu os uniformes, Magali Terezinha da Rocha, achou a iniciativa muito importante. “Quando ontem fomos escolhidos eu logo pensei em todo o município, estou há 26 anos na rede e lembrei que isso será uma parceria com a autoestima dos alunos, o uniforme vai fazer com que todos tenham as mesmas condições”, disse ela. 

Estudantes opinam 

“Eu achei os uniformes muito legais, muito bonitos, tem o nome da nossa escola, do município. Tenho o sonho de ser prefeita, eu quero mudar o mundo” – Manoela dos Santos Zakowicz, estudante do 5º ano da Escola Esperança 

“Achei muito legal esse novo uniforme, esse dia é muito importante para mim e para os outros alunos, porque nunca ganhamos uniforme em todos esses anos, e eu gosto muito, porque quando vamos sair sabem que escola a gente é” -Joaquim Raphael Gonçalves Caetano, estudante do 5º ano da Escola Esperança 

10 peças por aluno

Cada estudante receberá duas calças, duas camisetas manga longa e duas manga curta, um casaco, uma jaqueta e duas bermudas, um total de cerca de 70 mil peças, considerando a reserva técnica. O investimento é de R$ 1,8 milhão. Além dos uniformes, toda a rede municipal, inclusive os alunos da educação infantil, receberam agenda e, no caso dos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, mochilas também.

Investimento de 1,8 milhão

Para o prefeito Luciano Orsi, os uniformes mostram mais uma vez por que Campo Bom se tornou referência em educação pública. “Gostamos de uniforme, mas queríamos que todas as crianças pudessem ter acesso. É uma questão de organização, dá mais segurança para as crianças e também uma oportunidade igual para todos. O uniforme será obrigatório, teremos um padrão para que em qualquer lugar que eles saiam eles tenham essa identificação. O investimento foi em torno de 1,8 milhão, com recursos do município, vinculados à educação”, disse ele. 

O prefeito observa que foi um processo longo, sim, mas que queria entregar os uniformes para todos os alunos da rede municipal juntos. “Todos vão estar uniformizados e serão reconhecidos como alunos de Campo Bom”, afirma.

Igualdade na educação 

Conforme a secretária municipal de Educação, Simone Schneider, é uma conquista muito sonhada por todos os campo-bonenses. “Esse é um sonho que a gente está realmente realizando, desde 2017 temos trabalhado muito pela igualdade e fazer com que todos possam ter o seu uniforme faz parte disso. A educação não é só o aprendizado, mas também é buscar equidade entre os alunos”, conclui a secretária.

Sair da versão mobile