Estação de tratamento de água da Corsan recebe estudantes da Escola Edmundo Strassburger

O programa Portas Abertas, criado pela Corsan para abrir as instalações da Companhia à visitação pública, recebeu, nesta quinta-feira, 19, na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Bom, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmundo Strassburger. Acompanhados de professores, estudantes do sétimo ano conheceram as instalações da estação e o caminho percorrido pela água, desde a captação em rios, arroios ou barragens até ser distribuída aos consumidores, depois de passar por tratamento.


O grupo recebeu explicações sobre os processos de purificação para tornar a água potável e o controle constante dos padrões de qualidade, com análises feitas diariamente nos laboratórios da Companhia. Um dos momentos mais aguardados foi a visitação aos decantadores, uma espécie de piscina por onde a água passa durante a etapa intermediária do tratamento, para a separação de areia e de resíduos orgânicos.


Os estudantes conheceram ainda o Centro de Controle Operacional do Vale do Sinos e Paranhana. Nesse local, é feito o monitoramento, em tempo real, de todo o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água.
O Portas Abertas faz parte das iniciativas que vêm sendo desenvolvidas desde que a Corsan passou a ser controlada pela Aegea, em julho de 2023, para estimular o cuidado com a água e a preservação ambiental.
O setor de Responsabilidade Social da Companhia está entrando em contato com escolas para oferecer agendamentos de visitação.

Sair da versão mobile