Especialistas alertam para perigo de enchente e rajadas de vento durante esta semana 

Fenômeno pode ocorrer a partir de quarta-feira, 12, devido a um ciclone 

Giordanna Vallejos 

A MetSul alerta que os próximos dias são de risco crítico com temporais, chuva excessiva que poderá levar a cheias de rios com enchentes. Além disso, um ciclone de grandes proporções poderá trazer mais chuvas e vento muito forte, com alto potencial de transtornos numa extensa área. 

A meteorologista da Metsul, Estael Sias, compara esse ciclone com o de junho, que causou uma devastação no Estado. “O ciclone do mês de junho era atípico, tinha uma trajetória fora do normal, ele avançou de norte para sul e trouxe uma corrente de vento que gerou uma chuva orográfica, que interagiu com o relevo e despejou 300mm em poucas horas. Esse ciclone é clássico, típico de inverno, se forma no continente depois se afasta para alto mar, mas nessa trajetória pode trazer vento forte, rajadas de 80 a 100 km por hora e bastante chuva novamente com risco de alagamentos e risco de cheia no Rio dos Sinos. Dois impactos importantes desse ciclone são o vento forte, principalmente para tarde  de quarta e quinta-feira e o volume de chuva que traz impactos na região e também na serra, trazendo o risco de queda de barreiras”, disse ela. 

O encarregado da Estação de Meteorologia de Campo Bom, explica que existe um risco de alagamentos no município “Se passar dos 100mm, podemos ter uma nova enchente, a diferença é que vamos ter vento minuano e além da chuva, vem o frio”, relata. 

Sair da versão mobile