Obras da artista plástica Raquel da Silva podem ser conferidas até o dia 23 de novembro.
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Espaço Cultural Dr. Liberato, em Campo Bom, recebe, mais uma vez, exposição da artista plástica hamburguense Raquel da Silva. A mostra, intitulada Consciência Negra, abriu no dia 21 e pode ser visitada até 23 de novembro. Raquel é desenhista, pintora e caricaturista e mostra pinturas de grandes personalidades negras, desde Nelson Mandela, Bob Marley, príncipes e princesas, até ilustres desconhecidos que representam a diversidade e riqueza cultural das raízes africanas.
Além de pintora reconhecida nacionalmente, inclusive com participações e aparições em programas de grande audiência na TV brasileira, Raquel é portadora de deficiência auditiva, o que não a impede de ser muito comunicativa com o público.
Ela tem uma linda história de vida e de superação. É amante da cultura e da história afro-brasileira. A Exposição Consciência Negra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
No dia 9 de novembro Raquel da Silva estará na Galeria para receber o público e para um bate-papo com algumas turmas de estudantes das redes municipal, estadual e particular da cidade. Todos os artistas têm suas preferencias por algum questio, e com Raquel não é diferente. A artista ama desenhar e pintar de tudo, mas notavelmente, ama desenhar humanos negros e se aperfeiçoou em pintura humana com as artistas Cristina Marquart e Ariadne Decker. Além de ser estudante do curso de Artes Visuais da Universidade Feevale. “Eu sou desenhista, pintora e caricaturista e essa exposição, mostra pinturas de grandes personagens negras, desde Nelson Mandela, Mulher negra guerreira, príncipes e princesas. Eu já pintei mais de 100 telas”, destaca Raquel.
A artista destaca ainda momentos marcantes de sua carreira. “Participo da Sociedade Cruzeiro do Sul com meus pais desde bem pequena, contribuí com meu trabalho pintando o símbolo da Sociedade na parede, criei várias fantasias para a escola quando o tema enredo foi a “Arte que vem de África”, ajudei nos carros alegóricos e sempre que posso eu ajudo. Entreguei em mãos meus trabalhos para diversos artistas musicais tais como: Alcione, Mv Bill, Nando Reis, Luiza Barbosa e Família Lima. Além disso, recebi o Prêmio Nacional na Categoria Superação/êxito pessoal recebido pela JCI – Câmara Junior Internacional, em São Paulo”. O Espaço Cultural Dr. Liberato, mantido pela Prefeitura de Campo Bom, está localizado na Rua dos Andradas, 67, na Antiga Estação Férrea, em frente ao Largo Irmãos Vetter. O agendamento de visitas em grupos pode ser feito pelo telefone/whats (51) 3597.4547.