Escolas municipais recebem novos equipamentos para laboratórios de Ciências

Divulgação

Ao todo foram adquiridos dez microscópios e dez estereoscópios para instituições de ensino fundamental

Quando puderem voltar às salas de aula, que atualmente estão vazias pela aplicação do ensino remoto em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os alunos de Campo Bom terão novidades nas aulas de Ciências que devem tornar o aprendizado sobre microrganismos ainda mais interessante. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) adquiriu dez microscópios ópticos, com aumento de até mil vezes e dez estereoscópios (popularmente chamados de lupas), com aumento de até 200 vezes. Os itens são para todas escolas que possuem de 6º a 9º ano, inclusive para a Emef Marcos Silvano que teve o 6º ano implantado em 2020. O investimento é de R$ 39 mil por meio recurso Federal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). Os materiais a serem recebidos nos próximos dias, pelas duas empresas licitadas, serão utilizados com mediação dos professores.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, a aquisição é um incentivo ao estudo e uma melhoria na estrutura já oferecida. “Algumas escolas já possuem microscópios, mas são equipamentos antigos que apesar de funcionarem bem, devido as manutenções realizadas, não são suficientes para os alunos utilizarem. Os novos serão gancho para o desenvolvimento de pesquisas e aprendizagem sobre as Ciências da Natureza”, afirma. Ainda segundo a secretária, o Documento Orientador Curricular Municipal de Campo Bom, que foi construído com os professores de Ciências da rede municipal de ensino, nos moldes da Base Nacional Comum Curricular, pressupõe que o ensino de ciências deve ser baseado no letramento científico. “Ou seja, o estudante não só deve ser capaz de entender os fenômenos naturais do mundo em que vive, mas também deve ter capacidade de atuar sobre ele. Nesse sentido é fundamental que os espaços estejam equipados para que os alunos possam exercer de fato a observação e a experimentação para buscar e propor soluções com base no método científico”, completa.

Crianças por dentro do mundo microbiológico

O secretário de Meio Ambiente, Jéferson Timm, explica que esses equipamentos serão úteis para a observação de microorganismos na água e no solo, para a visualização de partes microscópicas de plantas e animais. Podem ser observados também fungos e colônias de bactérias. “A importância disso na educação é, principalmente, que as crianças tenham dimensão desse mundo microbiológico, entender o que é uma célula e que todos os seres vivos são compostos por elas. Entender que existem microrganismos, inclusive vermes, bactérias e fungos, que podem gerar doenças, bem como os vírus. É abrir as portas do universo microscópico que vive interagindo com a gente”, pontua Timm. Além disso os microscópios são trinoculares e podem ser utilizados para a ampliação e/ou registro das imagens observadas com a utilização de câmeras. O prefeito Luciano Orsi destaca que investimento vem para aprimorar ainda mais a qualidade do ensino e proporcionar que os alunos possam ver, na prática, o que aprendem em sala de aula. Além de instigá-los a se aprofundarem e se interessarem pelo assunto, pensando bio e ecologicamente.

Sair da versão mobile