Escola de Arte-Educação leva arte ao contraturno de centenas de alunos de Campo Bom

Divulgação/PMCB

Cursos em diversas áreas auxiliam no desenvolvimento de alunos campo-bonenses de forma gratuita

Cerca de 650 alunos da rede municipal de Campo Bom, ocupam de forma gratuita, o contraturno das aulas com diversas atividades artísticas ou recreativas de qualidade, desenvolvendo habilidades e, quem sabe, descobrindo talentos.

A iniciativa da Escola de Arte-Educação (EAE), instituição da Prefeitura, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), oferece cursos nas áreas de artes visuais, artes cênicas, música (instrumentos musicais, projetos de grupos vocais e instrumentais), além de diversas modalidades de dança, psicomotricidade relacional e ginástica artística.

A Psicomotricidade Relacional consiste em uma vivência em grupo que estimula a capacidade psicomotora por meio do jogo simbólico e espontâneo, trazendo às crianças experiências corporais e sociais variadas que contribuem para o desenvolvimento global. A Ginástica Artística desenvolve habilidades motoras diversas como a flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, força física além de disciplina, responsabilidade, noção de tempo e espaço, agilidade de pensamento, autoestima e coragem através do aprendizado dos movimentos específicos da modalidade em diferentes aparelhos: traves, barras paralelas assimétricas e simétricas, trampolim, plinto, argolas e tablado onde são realizados os exercícios de solo.

Nos cursos de dança, os alunos aprendem linguagens técnicas e fundamentos das modalidades oferecidas (ballet clássico, jazz, dança contemporânea, dança estilo livre ou dança urbana), desenvolvendo a consciência corporal, a coordenação motora, a criatividade e a expressão corporal através de sequências coreográficas e coreografias completas, com as quais se apresentam em eventos diversos do município e até em festivais da região. Nas Artes Visuais, os alunos podem participar de cursos de desenho, pintura em tela, ABC das Artes e Arte-Artesanato, entrando em contato com diferentes técnicas e materiais artísticos, realizando exposições de trabalhos na escola e em outros espaços da cidade.

Entre os instrumentos musicais, os estudantes podem aprender violino, violoncelo, violão, ukulelê, baixo elétrico, guitarra, flauta doce, flauta transversa, bombardino, trompete, trombone, trompa, percussão, bateria, teclado e piano. Além do aprendizado de técnicas e repertório específico de cada instrumento, há cursos como a Música em Movimento e Vivências Musicais Orff, que exploram o fazer musical em grupo, trabalhando ritmo, canto, poesia, percepção sonora, dança e movimento e projetos como o Coro Infantojuvenil, o Coral Vozes da Cidade e a Orquestra Jovem de Campo Bom que proporcionam diferentes experiências musicais a seus integrantes e também à comunidade que prestigia suas apresentações.

O curso de Teatro trabalha a expressão oral e corporal, a criatividade, a socialização e desinibição através de jogos teatrais, performances, improvisos e intervenções cênicas, dando a possibilidade dos alunos participarem de processos criativos de roteiros, cenas, cenários, figurinos e peças teatrais completas. A atividade também é ofertada a adultos através do projeto do Grupo Artchêvida.

Para inscrição em qualquer um dos cursos da EAE é necessário ser morador de Campo Bom. Havendo disponibilidade de vaga para a faixa etária no curso de interesse, o responsável precisa comparecer na secretaria da escola (segundo andar do Complexo CEI) e apresentar comprovante de residência, atestado de frequência para alunos em idade escolar e uma cópia do RG ou certidão de nascimento. A consulta de horários e vagas pode ser feita pelo telefone/whatsapp (51) 3597-0462.

Além dos cursos, a EAE propicia a seus alunos a participação em diversos eventos internos e externos, como a Mostra Municipal de Dança, o Festival MUV (em Sapiranga), o Troféu Sogipa de Ginástica Artística (em Porto Alegre), o Ginasléo (em São Leopoldo), a Exposição de Artes – Espaço Cultural Dr. Liberato, o Festival Sul em Dança (em Porto Alegre), entre outros, fomentando a arte e a cultura no município.

Sair da versão mobile