Após quase uma década de espera, a Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro finalmente está recebendo as obras de reforma em sua estrutura. O investimento, no valor de R$ 3,5 milhões, foi destinado pelo Governo do Estado a partir de recursos repassados pelo Governo Federal.
As intervenções abrangem a substituição completa do telhado da área coberta, a troca das tesouras do ginásio, a reconstrução dos muros e a modernização de todos os espaços do prédio. Ao todo, as 18 salas de aula, o auditório, a cozinha e os oito banheiros — incluindo os utilizados pelos professores — estão sendo reformados, assim como haverá a troca total dos pisos e rodapés.
Com aproximadamente 800 estudantes matriculados no ensino médio e em uma turma de técnico em administração, a instituição é referência no município. A reforma, especialmente aguardada para o pátio interno, representa não apenas a recuperação da infraestrutura e melhoria na acessibilidade, mas também a valorização do ambiente escolar, garantindo melhores condições de aprendizado e convivência.
Professor de geografia na instituição há 26 anos e presidente do Conselho Escolar, Jéferson Nunes comemora a reforma da escola. “Nós já tínhamos projetor, internet e quadro branco em todas as salas, mas não adiantava termos bons equipamentos, se tinha goteiras quando chovia. Agora, com a reforma, teremos ambientes novos, modernos e mais segurança, consequentemente, os alunos passam a aproveitar mais”, destaca.
Como as obras estão sendo realizadas durante o período letivo – reduzindo o número de salas pela metade –, a escola optou por revezar as aulas entre presenciais e remotas. A previsão de conclusão da reforma é em fevereiro de 2026.