Enxadristas vão se enfrentar à distância no Aberto de Xadrez 2020

Divulgação

Devido à epidemia do novo Coronavírus a disputa do Aberto de Xadrez de Campo será na modalidade on-line este ano. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) promove a competição e se prepara para receber um grande número de inscritos devido ao sucesso da modalidade na cidade. As inscrições seguem até segunda-feira, 15. “Temos muitos enxadristas em Campo Bom, inclusive algumas pessoas que se destacam, então buscamos uma plataforma que possibilite a realização de um campeonato on-line para este momento de pandemia”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rodrigo Silva. A competição ocorre no dia 17 de junho, das 20h às 23h. Serão premiados os dez primeiros colocados, sendo que os três primeiros lugares receberão troféus e os demais, medalhas.

Quem já é destaque sobre o tabuleiro e confirmou sua presença no Aberto de Xadrez é a estudante de Sistemas de Informação Michelle Brito, 18 anos. Desde 2010, a jovem campo-bonense participa dos torneios da modalidade promovidos pela Administração Municipal e uma atividade que era somente lazer se tornou fundamental para seu crescimento pessoal e acadêmico. Michelle conta que o esporte lhe trouxe muitos dos benefícios como concentração, agilidade na tomada de decisão, cálculo, autocontrole, pensamento lógico e estratégico, memória, entre outros. Mas, além dessas vantagens, o esporte lhe proporcionou uma série de oportunidades. “Se hoje sou uma pesquisadora em uma universidade, tudo isso se deve ao xadrez. No Ensino Médio, produzi pesquisas sobre como podemos usar o esporte na escola. Essas pesquisas me trouxeram várias premiações e consegui entrar na universidade e tenho toda a minha graduação custeada graças a isso”, contou a acadêmica.

Ao longo de sua trajetória sobre o tabuleiro, a campo-bonense se tornou bicampeã brasileira de xadrez escolar pela Liga Brasileira de Xadrez (LBX) e pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE). O Aberto de Xadrez será uma das primeiras vezes em que vai competir na modalidade on-line. “Se entrarmos em uma plataforma on-line, há centenas de torneios acontecendo simultaneamente. Mas poucos vão reconhecer o atleta, tratá-lo com respeito e fazer algo que o torneio presencial faria, como o Aberto de Xadrez da Prefeitura de Campo Bom”, disse Michelle. Ainda que esteja levando a sério sua jornada acadêmica e dedicando mais tempo a ela, a jovem segue praticando e treinando para o esporte que, em suas palavras, a fez uma pessoa melhor.

Inscrições

Interessados em participar do Aberto de Xadrez devem se inscrever pelo e-mail smel@campobom.rs.gov.br ou pelo WhatsApp da Secretaria (99283-5728). Podem participar enxadristas de todas as idades, tanto de Campo Bom quanto de outros municípios. Por ser um evento chancelado pela Federação Gaúcha de Xadrez, a competição deve atrair inclusive atletas de diferentes regiões do Estado.

Sair da versão mobile