Encerramento e premiação da Olimpíada Estudantil

Fernando Santos/PMCB

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 13, o encerramento e entrega de premiação da 35ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Na categoria Pré-mirim, a campeã foi a Escola Lâmpada Mágica; na Mirim o título ficou com a Escola CEI ; na Infantil, Colégio Sinodal Tiradentes; e na categoria Juvenil, o campeão foi o Colégio Sinodal Tiradentes.

A solenidade de premiação, no Auditório Marlise Saueressig, iniciou com pronunciamento do prefeito Luciano Orsi e homenagem ao atleta paralímpico Geraldo Von Rosenthal. O prefeito ressaltou que a Olimpíada Estudantil é o maior evento esportivo dirigido a clientela escolar, oportunizando jogos coletivos e individuais, reunindo as três redes de ensino, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Uma das novidades deste ano foi o Festival Paralímpico, que passa a ser parte integrante do evento.

Já a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, destacou o grande investimento no esporte, a implantação e execução de projetos e eventos que qualificam tecnicamente os alunos, os espaços adequados para a prática esportiva, o grupo de professores de Educação Física, dedicado, comprometido e que ama o que faz, resultando inúmeras conquistas, grande projeção e representatividade a nível regional, estadual e nacional.

O HOMENAGEADO

O homenageado e palestrante do encerramento da Olimpíada, o campo-bonense Geraldo Von Rosenthal conquistou três medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima neste ano de 2019, duas de ouro, na pistola de ar de 10m e na pistola mista SH1 50m, e uma medalha de prata na pistola 25m mista. No Campeonato Mundial Paralímpico de Tiro Esportivo, em Sydney, na Austrália, Rosenthal ficou em oitavo lugar na Pistola Standard (P5). Embora seu interesse pelo tiro esportivo sempre o tenha acompanhado, sua trajetória no esporte teve início oficial em 2007, quando se juntou ao movimento paralímpico brasileiro.

Portador da síndrome de Poland, deficiência congênita que afeta os músculos peitorais, do ombro e da mão, que ocorre em seu lado direto, Geraldo sofria com a dificuldade em segurar as carabinas de chumbinho. “Faltava firmeza”, afirma. Em 2006, tudo mudou. Geraldo então descobriu a pistola de ar, que não exige apoio dos dois braços.

OS DESTAQUES

Logo após apresentação do Projeto Adriano em Dança, com alunos da EMEF Adriano Dias, com o tema “Ser diferente é Normal”, foram homenageados os atletas destaque, indicados pelas escolas e, na sequência a entrega da premiação da 35ª Olimpíada Estudantil.

Confira os destaques:

AS ESCOLAS PREMIADAS

A Olimpíada Estudantil iniciou em 28 de maio, promovendo uma grande integração e engajamento entre 26 escolas das três redes de ensino (municipal, estadual e particular). Durante as três etapas da Olimpíada, aconteceram mais de 500 jogos coletivos, além das provas de atletismo, dos jogos de tabuleiro (dama, moinho e xadrez), dos Jamborees de mini handebol e futebol, além das atividades paradesportivas, visando a integração dos alunos de inclusão.

Confira os primeiros colocados por categorias:

Pré-mirim

Mirim

Infantil

Juvenil

Sair da versão mobile