Empresário campo-bonense tem conta invadida e dinheiro furtado via PIX

Foto: Divulgação

No dia 3 de janeiro, o empresário campo-bonense Paulo Cesar Schmitt, de 43 anos, entrou na sua conta do banco digital Juno, no qual guardava o dinheiro da folha salarial, e percebeu que R$ 105 mil que tinha havia sumido. Ao averiguar a situação, notou que o dinheiro havia sido furtado em três transferências via Pix para nomes desconhecidos, sem sua autorização.

Dono de uma provedora de internet, Schmitt fez contato imediato com a Juno pedindo para cancelar as transações, mas a resposta que teve era de que não era possível estornar o dinheiro, pois o mesmo já tinha sido transferido instantaneamente. 

Schmitt registrou um boletim de ocorrência na delegacia da cidade e procurou uma advogada para processar a instituição pedindo a restituição do valor furtado. Além disso, o caso gerou a abertura de um inquérito policial para apurar a autoria do estelionato.

Este não foi o único golpe desse tipo nas contas da Juno. No site Reclame Aqui, em apenas uma semana, foram postadas 35 queixas como a do empresário.

O que diz a Juno

Em nota, a Juno comentou o caso. Veja a íntegra:

“Nas últimas semanas, uma ação fraudulenta criou sites falsos de acesso à conta Juno, em uma tentativa de phishing para roubar informações e dados dos clientes. Esses sites, quando acessados pelos clientes, capturavam informações de acesso à conta Juno, utilizadas em seguida para realizar transferências fraudulentas. Importante ressaltar que a ação criminosa não foi feita na plataforma oficial da Juno – que continua operando normalmente –, e sim em sites terceiros. Até o momento, as ações de phishing afetaram cerca de 0,4% do total de contas Juno.

Os pedidos de estorno estão sendo analisados caso a caso. Destacamos, porém, que não houve qualquer vazamento de dados e/ou quebra de segurança que tenha exposto os dados dos clientes da Juno. A ação fraudulenta não foi realizada na plataforma oficial da Juno, mas em um ambiente totalmente externo, em sites que não são de domínio da empresa, que foram acessados por clientes e onde eles voluntariamente forneceram suas credenciais de acesso. As ações não impactaram o funcionamento do sistema oficial da Juno nem representaram ataque à sua segurança.

A Juno tomou ações imediatas para derrubar os sites falsos e bloquear transferências fraudulentas, e vem atuando de forma diligente para identificar possíveis tentativas de fraude. A empresa reforçou a orientação a seus clientes para não compartilharem informações pessoais e de acesso à conta fora de sua plataforma oficial. A equipe de atendimento da Juno está de prontidão para prestar informações e assistência a todos os seus clientes.

A Juno se coloca à disposição por meio de seus canais oficiais de comunicação (via site oficial e nas redes sociais @tamojuno), e reforça a importância dos procedimentos de segurança, como troca periódica de senhas, uso exclusivo dos canais oficiais de comunicação e uso exclusivo do site oficial da plataforma, para garantir que o acesso à conta fique seguro.”

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