Em um ano de vacinação, 82% dos campo-bonenses já tomaram 2 doses da vacina

Das 57.506 pessoas acima de 12 anos, 90% receberam a primeira dose, e 28% o reforço

“A ansiada vacina contra a Covid-19 finalmente chegou!”, anunciava o AG, na edição nº 2.028. O dia 19 de janeiro de 2021 ficou marcado como o início da vacinação contra a Covid-19 no município. Na época Campo Bom recebia 311 doses da CoronaVac que se destinavam aos grupos prioritários.

As primeiras doses foram administradas em Maurício Acrysio Martins de Oliveira, 58 anos, motorista do Samu de Campo Bom. Atua no município desde 14 de março de 1978; Mariana de Souza Barbosa, 39 anos, fisioterapeuta da UTI Covid. Mora na cidade e trabalha no Hospital Lauro Reus desde 1º de julho de 2016; e Maria Izabel Martins, 62 anos, técnica de enfermagem no Centro de Referência do Coronavírus (Pronto Atendimento). Trabalha no Município há 24 anos.

Desde então, três em cada quatro brasileiros receberam ao menos a primeira aplicação de um dos quatro imunizantes adquiridos pelo PNI: AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer. Em Campo Bom, da população de 12 anos ou mais (57.506), 82,13% já receberam as duas doses; 28,66% já receberam a dose de reforço; e 90,57% receberam ao menos a primeira dose, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, no dia 19 de janeiro deste ano, iniciou-se a imunização de crianças de 5 a 11 anos, coincidência?

“Hoje (18) faz um ano que eu assumi a secretaria e amanhã (19) faz um ano que vieram as primeiras doses da vacina para o municipio”, relembra o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock. “Assim como as vacinas, nós fomos crescendo juntos neste um ano de trabalho. Foram diversas incertezas e obstáculos, mas ao meu ver, nós conseguimos realizar um trabalho muito bom. Olhar para trás e ver os números de tudo o que foi feito e comparar com essa nova onda da Ômicron, dá para notar que a vacina foi a ferramenta principal para a gente conseguir dar uma controlada nas mortes e no agravamento dos infectados. Acho que podemos ter orgulho deste um ano de trabalho, nós demos bons exemplos e colhemos bons frutos. Porém, o trabalho não para, ainda temos muito caminho para percorrer”, finaliza.

“Esse um ano de vacinação na nossa cidade é uma grande vitória, tanto da ciência, quanto da vida”, expressa o prefeito Luciano Orsi. “Depois deste um ano, percebemos que a vacina é mesmo a nossa melhor arma para salvar milhões de vidas no mundo inteiro. Esse é um momento de muita alegria, de comemoração e de agradecer todas as pessoas que trabalharam para desenvolver a vacina e a todos os profissionais da saúde, especialmente aqui de Campo Bom, que diariamente levam a imunização e a esperança para a população.”

Sair da versão mobile