Em 30 dias, Centro de Referência do Coronavírus já atendeu mais de 700 pessoas

Jordana Fioravanti

O Centro de Referência do Coronavírus de Campo Bom prestou 761 atendimentos no período de 30 dias, todos referentes a sintomas gripais: tosse, catarro, dor no peito, falta de ar e febre. A grande maioria envolveu pacientes com sintomas moderados de gripe e apenas dois chegaram a ser encaminhados para o Hospital Lauro Reus, mas já foram liberados.

O Cento de Referência funciona no prédio do Pronto Atendimento – na Rua Rodolfo Dick, 107 – e foi remodelado para servir exclusivamente aos atendimentos de sintomas gripais. O espaço conta com serviço de pré-triagem ao ar livre onde, sob uma pirâmide de 100 metros quadrados e cadeiras para acomodar os pacientes, equipes de enfermagem identificam os pacientes e seus sintomas.

O Centro

O local disponibiliza um serviço exclusivo implantado pela Prefeitura de Campo Bom para centralizar o atendimento a pacientes adultos com síndromes gripais. Atende 24 horas por dia pessoas acima de 12 anos de idade (quando se tratar de atendimento pediátrico até 12 anos de idade a família deve buscar o Centro Materno Infantil ou o Hospital Lauro Reus).

A orientação da titular da Secretaria Municipal de Saúde, Suzana Ambros Pereira, continua sendo que as pessoas que apresentarem sintomas leves permaneçam em casa para o devido isolamento domiciliar e as que tiverem sintomas de moderados a graves devem buscar o PA. Ela enfatiza que o Hospital Lauro Reus e as demais unidades básicas de saúde seguem funcionando normalmente para os demais atendimentos, exceto para pacientes que apresentarem sintomas respiratórios e gripais que estão centralizados no PA.

Os sintomas

Sair da versão mobile