Em 2020, Orsi vai comandar a Associação dos Municípios

Mauri Spengler/AG

Aos 54 anos, o prefeito de Campo Bom Luciano Orsi vai assumir oficialmente na próxima quinta-feira, 16, um novo desafio. Ele vai estar à frente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS), sucedendo a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daud. Eleito no dia 11 de dezembro, por unanimidade, para comandar a entidade composta por 12 municípios. Além da Amvars, Luciano responderá também pelo CP Sinos, consórcio público formado por sete cidades que integram a Amvars: Dois Irmãos, Estância Velha, Campo Bom, Ivoti, Novo Hamburgo, Nova Hartz e Sapiranga. Segundo Orsi, a votação, que ocorreu em chapa única em sessão ordinária no gabinete do chefe do executivo campo-bonense, foi bastante tranquila. Ele diz estar muito feliz e afirma que será um ano de desafios.

Jornal A Gazeta – Qual é a maior responsabilidade a partir de agora na Associação dos Municípios?

Luciano Orsi – Dar continuidade ao excelente trabalho que a Fátima fez no último ano e também o nosso grande desafio é manter e crescer. Iniciar um projeto é muito fácil, mas o pior é prosseguir no mesmo nível e evoluir. As nossas prioridades vão continuar sendo a saúde, a segurança pública e o fortalecimento do turismo. É onde mais impacta na vida das pessoas atualmente.

AG – De que forma a Associação vai conseguir trabalhar essas prioridades?

Orsi – Tenho certeza que o nosso caminho é tendo reuniões com os nossos secretários estaduais e também em Brasília. Porque é necessário que esses órgãos saibam que a Associação do Vale do Sinos é forte. No último ano a entidade deu importantes passos, como o cercamento eletrônico, que já vinha sendo trabalhado há três anos, o lançamento do Vale Germânico, uma grande ação pensando no futuro da Região, que com certeza tem um potencial muito grande para nos trazer recursos e geração de empregos ligados ao turismo. Nós trabalhamos muito na estruturação do Vale, agora a minha ideia é tentar buscar apoio e difundir a proposta, já estamos buscando uma agenda com Ministro do Turismo, para levar nosso projeto, tentar buscar parcerias do Ministério, com ações que englobem todos os 12 municípios que compõem o Vale Germânico para desenvolver a nossa Região. A nossa ideia é a cada três meses ter uma programação nova, estimulando as pessoas a conhecerem e visitarem tanto Campo Bom como as cidades vizinhas.

AG – A segurança pública historicamente é uma das prioridades da entidade. Como pretende atuar neste quesito?

Orsi – Já temos seis cidades que foram contempladas com investimentos que chegarão a quase R$ 5 milhões na implantação do sistema de cercamento eletrônico. Estamos indo em busca pra que outros municípios sejam contemplados também. A estimativa é que precisamos de cerca de R$2 milhões para a ampliação do sistema, para isso a parceria com a bancada gaúcha em Brasília para a captação de novas emendas também será um dos desafios da nova gestão. Não somos ilhas isoladas e precisamos trabalhar em conjunto pois sabemos que os criminosos circulam em toda a região.

AG – Além da AMVARS, o senhor foi eleito presidente do Consórcio CP Sinos. Quais são as suas metas à frente da entidade?

Orsi – Pretendo focar esforços no consórcio público, levantando demandas dos gestores e promovendo pregões para registro de preços de produtos de interesse dos Municípios. A exemplo do pregão de medicamentos promovido pelo CP Sinos e que resultou em deságio de até 80% em alguns itens licitados, a compra coletiva é benéfica às prefeituras, pois consumimos os mesmos itens que os moradores de Dois Irmãos, por exemplo. Pretendo organizar ações com este propósito.

Sair da versão mobile