Elias Weiss conquista a primeira grande vitória desde seu acidente

Três anos após o acidente que deixou o atleta em coma, ele conquistou a primeira colocação em um Ultramaratona

“Mais que o título de campeão, pra mim foi a primeira vitória após tudo que passei”, descreve o atleta campo-bonense Elias Weiss, de 37 anos, após conquistar o pódio da primeira colocação na Ultramaratona Brou Experience, na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Após três anos desde que sofreu um acidente que lhe colocou em coma, ter conquistado a vitória foi uma grande superação e a prova de que tudo pode ser alcançado com muito esforço e treinamento. “Esse título prova pra mim mesmo que estou de volta. Estou diferente, com algumas limitações, mas ainda sendo capaz de vencer”, expressa.

No total, foram percorridos 220 quilômetros entre os dias 9 e 13 de agosto, em uma trilha na qual o trajeto é quase inteiro de pedras, com uma altimetria de aproximadamente 6 mil metros. “Mas não há tempo pra relaxar”, ele acrescenta. “Mesmo chegando de viagem às 2h30min da manhã, ainda me recuperando das dores de ter feito uma Ultramaratona, porém eu já estava treinando.”

Isso porque, no próximo sábado, 21, o atleta já estará em outra competição. A terceira etapa da Copa Soul Mountain Bike 2022, em Carlos Barbosa.

COPA SOUL

Na primeira etapa, foram três voltas de 18 km, totalizando 54 km, os quais foram percorridos por Elias em 3 horas e 22 minutos. Já na segunda etapa, foram 58 km, com 1.500 metros de altimetria, os quais foram completados por Elias em 3 horas e 16 minutos, resultando na segunda colocação do pódio.

SOBRE O ACIDENTE

O ciclista liderava a 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike em maio de 2019 quando teve problemas com a correia da bicicleta, o que facilitou a ultrapassagem de outros competidores. Quando resolveu o empecilho e seguia em alta velocidade em busca de recuperar a colocação, aconteceu o acidente.
Segundo acreditam os médicos, o atleta deveria estar em alta velocidade quando se desequilibrou e acabou caindo. Devido à violência do impacto no chão, Elias foi arremessado por cerca de três metros. Weiss foi localizado três horas e meia depois do acidente, por um morador da localidade, e encaminhado ao Hospital Bruno Born, em Lajeado, onde permaneceu internado na UTI, até ser transferido para outro hospital, onde acordou quase duas semanas depois. Saiba mais detalhes.

Sair da versão mobile