Elias Weiss concede primeira entrevista após acidente

Joceline Silveira/AG

Elias Weiss recebeu a equipe do AG em sua casa em Campo Bom e falou pela primeira vez com a imprensa desde que recebeu alta hospitalar após sofrer um grave acidente durante uma prova de Mountain Bike no último mês de maio.

O ciclista liderava a competição quando teve problemas com a correia da bicicleta, o que facilitou a ultrapassagem de outros competidores. Quando resolveu o empecilho e seguia em alta velocidade em busca de recuperar a colocação, aconteceu o acidente. A partir deste momento o atleta não se recorda de mais nada. “Lembro de tudo que aconteceu até instantes antes da queda. Para mim foi como se tivesse dormido e acordado 15 dias depois já no hospital”, revelou Weiss.

RESGATE DEMOROU MAIS DE TRÊS HORAS

O acidente aconteceu no dia 26 de maio, durante a 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike, realizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo e contava pontos para o Campeonato Gaúcho da categoria. Segundo acreditam os médicos, o atleta deveria estar em alta velocidade quando se desequilibrou e acabou caindo. Devido à violência do impacto no chão, Elias foi arremessado por cerca de três metros. Ele não se lembra como e nem quanto tempo depois do acidente acordou. Ele foi encontrado por um morador da localidade sentado ao lado de sua bicicleta no meio do percurso da prova. “O homem disse que achou entranho aquele rapaz sentado no chão no meio da rua. O morador comentou que tentou conversar com o Elias, mas ele parecia desorientado. Foi quando ligou para o SAMU avisando que havia localizado uma pessoa meio desnorteada”, revelou Daniele Fiorese, esposa de Weiss.

Weiss foi localizado três horas e meia depois do acidente e encaminhado ao Hospital Bruno Born em Lajeado onde permaneceu internado na UTI até o dia 31 de maio, quando foi transferido para o Hospital Sapiranga, onde acordou quase duas semanas depois.

15 DIAS INCONSCIENTE

No período em que esteve inconsciente, o ciclista comia, sentava e até mesmo caminhava e chegava a falar algumas palavras que a família não conseguia compreender. Quando despertou surpreendeu não apenas os familiares como o corpo clínico da casa de saúde. “Pra mim era estranho, porque “segundos” antes estava no meio de uma prova e quando abro os olhos estava deitado em uma cama de hospital. Demorou alguns minutos para cair a ficha. Os médicos me explicaram o que tinha acontecido comigo e como seria a recuperação”, relevou o atleta.

De acordo com a família de Weiss, a expectativa era que ele acordasse ainda muito debilitado, com algumas limitações e não era descartada a possibilidade de haver sequelas. “Mas quando ele acordou, começou a falar normalmente, já conseguia caminhar com apoio e até mesmo ler. Todos ficaram surpresos”, disse Daniele.

MUITAS CONQUISTAS ESTÃO POR VIR

O período posterior ao acidente é sempre um choque de realidade. Em geral, a primeira sensação é a de alívio por estar vivo. Mas, em seguida, outras tantas se misturam. Os especialistas defendem que a maior parte das pessoas suporta bem o trauma. E é com bom humor que Weiss está encarando a recuperação. “Eu vou voltar, eu sei que vou voltar. Pode demorar algum tempo, mas tenho certeza absoluta que minha história no ciclismo não acabou ainda”.

A recuperação física é parte importante do processo de recuperação de um atleta que prometeu o retorno às provas. Mesmo consciente de que ainda existe um “longo caminho” antes de voltar a representar Campo Bom nas principais competições da categoria, o ciclista prometeu “se esforçar e treinar muito”.

Respeitado e muito querido no esporte, o atleta não esquece de agradecer as demonstrações de carinho que sua família recebeu durante os dias de internação. “Eu não tinha ideia que as pessoas gostavam tanto de mim. Saio desta com o coração cheio de coisas boas e ciente que tudo serve de aprendizado”.

Elias é patrocinado pelo Jornal A Gazeta, Intensidade Máxima Suplementos, Autobom Veículos, Supermercado Haag 25 de julho, Rodrigo Bikes, Zanni Calçados, MC Tubarão, Mecânica Webber, Quinjalmo, Orlo e Àgua Mineral Brisa Leve.

Sair da versão mobile