Dez vezes ao Caminho de Santiago: a jornada mágica de Zeca Bauer

Explorando desertos, campos e o próprio interior, Zeca Bauer revela as histórias por trás de suas dez jornadas no Caminho de Santiago

No vasto universo de peregrinos que buscam a espiritualidade, a superação e a conexão com a natureza, Zeca Bauer emerge como um verdadeiro caminhante incansável. Com uma jornada épica que o levou dez vezes ao lendário Caminho de Santiago, Zeca compartilha conosco os encantos, desafios e ensinamentos que marcaram cada passo dessa extraordinária experiência.

O chamado de Santiago

Zeca começou sua jornada em 2010, movido por uma ideia romântica. “O motivo foi a troca de alianças com a minha esposa, em virtude de estarmos completando, em 2010, 25 anos de casados. Então combinei com Helena que seria uma aventura legal, fazermos este momento naquela Catedral fantástica”, revela ele.

A ideia surgiu após a leitura de um livro emprestado por um colega de rádio. O plano de trocar alianças na catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, tornou-se um projeto de oito anos, durante os quais Zeca e sua esposa, Helena, se prepararam com caminhadas menores e compartilharam a experiência em seu blog: osperegrinoszecaehelena@blogspot.com

6920 Quilômetros

Ao longo de suas jornadas, Zeca percorreu diferentes rotas, desde o clássico Caminho Francês até o Caminho Português. “Fiz uma relação olhando os quadros do que eu já caminhei, antes dessa que farei no próximo ano, havia dado 6.920 quilômetros”, destaca ele. Com albergues, bares, catedrais e paisagens diversas, o Caminho de Santiago se revela como uma experiência multifacetada, desafiando e recompensando a cada passo.

Buen Camino

“Tu passa por pessoas de diversas partes do mundo, como Austrália, Coreia e Japão que desejam ‘buen camino’ quando passam”, compartilha Zeca. A solidariedade entre peregrinos é um dos aspectos mais marcantes da jornada. Histórias de ajuda mútua, como o gesto de dois médicos argentinos, destacam o espírito único que une aqueles que trilham o mesmo caminho. “Em uma delas tinha uma senhora deitada no chão, com curativos. Ela era de São Paulo, disse que dois argentinos médicos passaram por ela, fizeram os curativos e foram embora. No caminho, quando tu precisa, tu recebe”, disse ele.

A magia nos detalhes

Zeca destaca episódios que revelam a magia intrínseca ao Caminho. Desde a recuperação de óculos perdidos até a oferta de comida com uma oração especial em um bar em Portugal, ele acredita na conexão universal que conspira para o bem. “Outra vez saí de um albergue e vi uns óculos no chão, fui caminhando e perguntando, quando cheguei em um bar, uma mulher italiana agradeceu para uma santa, me abraçou e agradeceu por trazer o óculos. É engraçado que as coisas todas estão lincadas no universo”, reflete ele sobre a experiência única proporcionada pelo Caminho.

Preparação, fé e limites

Antes de iniciar a caminhada, Zeca enfatiza a importância da preparação física e mental. “Precisa descobrir o teu próprio limite de caminhada”, aconselha ele. Com consultas médicas e treinamento adequado, ele assegura que cada peregrino esteja pronto para enfrentar os desafios, desde mudanças climáticas até trechos desabitados e desertos.

O Caminho de Santiago, para Zeca, vai além do religioso ou esportivo. É uma jornada de gratidão pela vida, pela família e por enfrentar os desafios pessoais. “O objetivo principal do caminho é agradecer por ter uma vida ótima”, ressalta ele, destacando a transformação pessoal que ocorre a cada passo dado em direção a Santiago.

Com uma década de histórias marcantes, superação e reflexões, a jornada de Zeca Bauer é mais do que uma peregrinação física. É uma busca constante por significado, solidariedade e conexão espiritual em meio aos quilômetros trilhados sob o céu aberto. Porque, como Zeca acredita, o Caminho de Santiago é, verdadeiramente, mágico.

8.926.800 passos de Zeca

2010 – Roncesvalles – 760km
2015 – St.Jean Pied de Port – 786km
2017 – Lisboa – 634km
2017 – St.Jean Pied de Port – 786km
2018 – St.Jean Pied de Port – 786km
2019 – Irun – 823km
2021 – Burgos – 496km
2022 – Najera – 593km
2023 – Burgos- 496km
Décima jornada em 2024 – Roncesvalles- 760km

Total nas 10 peregrinações:
6920km

Sair da versão mobile