Destaque da Copa São Paulo 2022, há três anos Endrick era artilheiro em Campo Bom

Atacante do Palmeiras, hoje com 15 anos, disputou e venceu com o clube paulista a 2ª Taça Brasil de Futebol Sub-12, realizada em 2019 no município

Endrick Felipe Moreira de Sousa: guarde este nome, se é que você ainda não ouviu falar dele. O menino, de apenas 15 anos, está encantando os amantes do futebol na Copa São Paulo, a Copinha, vestindo a camisa do Palmeiras em meio à adversários até cinco anos mais velhos. Em dois jogos, num intervalo de quatro dias, ele já fez quatro gols — dois contra o Assu-RN (6×1) e dois contra o Real Ariquemes-RO (3×0) — foi convidado a treinar junto à equipe profissional do Palmeiras e cotado para disputar o Mundial de Clubes da FIFA, em fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos, com o clube paulista. Há três anos, entretanto, Endrick estava em Campo Bom, mas já dava indícios dos grandes feitos que dele seriam esperados.

A 2ª Taça Brasil de Futebol Sub-12 foi disputada no Estádio Sady Arnildo Schmidt entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2019 e reuniu grandes clubes do futebol nacional, como Palmeiras e Grêmio. O prefeito Luciano Orsi lembra o impacto das atuações do jovem Endrick sobre os torcedores campo-bonenses. “Era um menino muito rápido e forte, talentoso, de forma que as pessoas esperavam algo diferente quando ele recebia a bola. Muita gente da cidade conheceu o Endrick naqueles dias e, a partir dali, se criou a expectativa de vê-lo um dia na TV, entre os profissionais”, observa. A competição foi organizada pela Sulicampe e recebeu o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel). O secretário João Carlos e Silva, da Smel, destaca a realização do evento, que nos últimos dois anos foi cancelado por conta da pandemia. “O campeonato colocou Campo Bom no mapa dos grandes torneios de categorias de base e nos deu a possibilidade de receber aqui meninos como o Endrick, o que apenas engrandece nosso município”, afirma.

O Palmeiras foi campeão daquela edição da Taça Brasil ao vencer o Grêmio na decisão por 4 a 0. O Endrick fez dois gols naquele jogo e foi o artilheiro da competição com seis gols em cinco partidas. Ontem, em São Paulo, o Palmeiras voltou a campo para enfrentar o Água Santa, na Copinha, mas o ainda menino Endrick não pôde atuar, já que testou positivo para Covid-19, apesar de estar assintomático. Tudo bem, hão de surgir muitas outras oportunidades de vê-lo jogando, e não somente com a camisa verde, mas também com a amarelinha.

Sair da versão mobile