Desafio Jovem Luz no Vale celebra 30 anos de história transformando vidas

Desafio

Fundador do Desafio, Nelson (direita), ao lado do filho Mateus (esquerda). Foto: Briane Colissi

Recomeços fazem parte da história de muitas pessoas. Buscar evolução, autocuidado e bem-estar para si e, consequentemente, para as pessoas que fazem parte do círculo de convivência, é uma demonstração de grandeza, empatia, amor e fé. Com o intuito de ajudar pessoas a saírem da vida de tristeza, destruição e sombras, proporcionadas pela dependência química, em 14 de agosto de 1995, era inaugurado o Desafio Jovem Luz no Vale.

Foi através da própria experiência com a dependência química e a convivência em um desafio em Três Coroas, que o campo-bonense Nelson Moraes decidiu dedicar a vida a ajudar pessoas. Inicialmente, o espaço foi aberto na região central de Campo Bom, mas logo mudou-se para o bairro Metzler.

Há 26 anos, o Desafio Jovem Luz no Vale está instalado na Estrada 4 Colônias Norte, 5375, no bairro 4 Colônias. Ao longo dos 30 anos de história, mais de 20 mil pessoas já passaram pela transformação de vida através do Desafio Jovem.

Atualmente, cerca de 50 pessoas estão acolhidas no Desafio Jovem Luz no Vale. No local, os internos passam por uma adaptação, retomando a rotina livre dos vícios e cumprindo regras para o bom convívio social. Métodos como horário de despertar, refeições em horários definidos pela direção, trabalhos manuais como manutenção do jardim e da horta, oficina de marcenaria, cozinha e cuidados com animais auxiliam na reabilitação dos internos. Além disso, diariamente, palestras são ministradas, oferecendo um momento de reflexão.

O acolhimento humanizado que o Desafio Jovem Luz no Vale proporciona aos internos é parte fundamental do trabalho de restauração da qualidade de vida. No local, uma equipe multidisciplinar conta com profissionais de saúde como nutricionista, assistente social, psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, para oferecer o melhor tratamento. Através da fé e baseados na Bíblia Sagrada, os internos compreendem o propósito do Desafio e reaprendem a lidar com frustrações e desafios da liberdade e, principalmente, a viver sem os vícios oferecidos no mundo.

Além do trabalho de tratamento e recuperação de dependentes químicos, semanalmente, refeições são preparadas e entregues a pessoas em situação de rua. O Desafio Jovem Luz no Vale tem uma história de superação e resiliência. Ao olhar para trás e lembrar de toda a trajetória na instituição ao longo das últimas três décadas, Nelson se emociona. “Tudo valeu a pena”, enfatiza.

Para o futuro, Nelson, a esposa e presidente do Desafio, Ruth Moraes, e o filho, Mateus, pretendem seguir com o projeto, buscando ajudar ainda mais famílias a retomarem saúde e qualidade de vida através da fé, do amor e da resiliência.

Uma nova vida depois do Desafio

Uma das histórias transformadas através do trabalho do Desafio Jovem Luz no Vale é a de Fabio Ferraz. O que, hoje, ele chama de “resposta de orações”, já foi uma profunda tristeza e uma árdua batalha contra a dependência química. “Eu sou fruto do amor e da misericórdia de Deus, e tive a oportunidade de passar pelo Desafio Jovem Luz no Vale. Foi ali que encontrei um lugar de restauração, aprendizado e principalmente de transformação de vida. Cheguei com marcas, dores e dificuldades, mas Deus usou cada momento, cada palavra e cada abraço para me levantar e mostrar que havia um propósito para mim”, conta.

Depois de passar pelo Desafio e reaprender o significado da vida, Fabio vive feliz ao lado da esposa Daniela e dos filhos Arthur e Anthony. “Hoje, posso dizer que vivo uma vida plena, com esperança e alegria, porque aprendi que em Cristo sempre existe um novo começo. Sou grato ao Desafio Jovem Luz no Vale, sou grato à Ruth, ao Pr. Nelson e ao Mateus que sempre me conduziram e me ajudaram nesse processo. Através dessa obra, minha história foi resgatada e hoje posso testemunhar que Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida”, conclui.

Fabio ao lado da esposa Daniela e dos filhos Arthur e Anthony

Por Mairan Pacheco

Sair da versão mobile