Democracia e o Estado Democrático de Direito

Giordanna Vallejos/AG

Por Giordanna Vallejos

A Câmara de Vereadores de Campo Bom promove evento para discutir a importância da Democracia e do Estado Democrático de Direito, em uma iniciativa liderada pela Comissão Especial. O convite foi feito pelos vereadores Jair Wingert (PP), Sandra Orth (PSDB) e Victor de Souza (PCdoB), que ressaltaram a necessidade de proteger os pilares fundamentais da sociedade. A plenária está marcada para o dia 29 de junho, às 19h, no Plenário Presidente Vargas.

A iniciativa surgiu após os atos ocorridos em 8 de janeiro, quando a população lançou o desafio de criar a Comissão, composta por representantes políticos, advogados e membros da sociedade civil. Victor de Souza, presidente da Comissão, enfatizou a importância da democracia: “Temos que defender o estado democrático de direito, queremos ter uma vida partidária dentro da democracia. Estamos convidando todas as entidades”.

Jair Wingert, que viveu o período da ditadura militar e participou do comício das diretas em Porto Alegre, expressou sua preocupação com os ataques à democracia e fez um paralelo com o holocausto: “A maioria dos jovens não sabe o que é o holocausto e duvidam que aconteceu. Se isso em escala mundial ocorreu, imagina com os ataques à democracia. Quando olhamos para o 8 de janeiro, ficamos pensando assim, será que valeu a pena?”, disse ele.

A vereadora Sandra Orth, destacou a importância de distinguir entre o que é política e o que é político, ressaltando que a política é a vida de todos. “As pessoas falam o que elas pensam, atacam e, se parar para perguntar o que elas estão fazendo, elas não sabem. Precisa existir essa questão do respeito, que se perdeu muito”.
A plenária “Democracia e o Estado Democrático de Direito” busca fortalecer o debate em torno desses temas cruciais, reunindo representantes da sociedade civil, lideranças políticas e cidadãos engajados.

Será uma oportunidade de refletir sobre os desafios enfrentados pela democracia, os riscos que o Estado Democrático de Direito enfrenta e as ações necessárias para preservar e fortalecer esses fundamentos em nossa sociedade.

Sair da versão mobile