De office-boy à vice-prefeito de Campo Bom

Joceline Silveira/AG

Ao ser eleito vice-prefeito de Campo Bom, Paulo Gomes,56, já fez história. Na chapa do prefeito reeleito Luciano Orsi, o servidor público aposentado filiado ao MDB completa no próximo dia 2 de fevereiro 44 anos de trabalho na Prefeitura campo-bonense. Único local em que teve vínculo empregatício. “Comecei como office-boy com 13 anos e nunca mais saí”, disse Paulo, mas se não fosse a insistência da mãe, Dona Iraci da Silva Santos,89, ele provavelmente não ocuparia o segundo cargo mais importante no município.

No início dos anos 80, apogeu do setor coureiro calçadista e com um mar de guarda-pós de sapateiros que invadiam as ruas da cidade, o office-boy sonhava em trabalhar nas fábricas de calçado, seguindo os passos do pai, Angelino Paulo Gomes, já falecido e dos irmãos, que se orgulhavam da profissão. “Eles me falavam das oportunidades, do salário e de como era frenética aquela função dentro da fábrica. E eu, com 16 anos queria aquilo. Sonhava com o dia que vestiaria um daqueles guarda-pós, mas a minha mãe bateu o pé e disse que não”, relembra Paulo. Dona Iraci queria uma vida melhor para o sexto filho, e com vasta experiência, pelos anos trabalhados no setor, o incentivou a seguir na Prefeitura de Campo Bom. “Ela me falou das condições insalubres e abriu meus olhos sobre as oportunidades que poderiam surgir se permanecesse. E como voz de mãe é a voz da razão, eu sigo aqui e cheguei aonde estou graças a ela”.

De lá pra cá, Paulo dedicou a vida profissional ao serviço público Aos 18 anos prestou concurso para Fiscal de Obras, foi chefe do setor posteriormente, Diretor da Divisão de Pesquisa e Planejamento, Chefe da Fiscalização Geral, Diretor da Divisão de Arrecadação, Assessor e Chefe de Gabinete na gestão de Giovani Feltes e, na primeira gestão de Luciano Orsi, foi Secretário de Administração. “Acredito que todo conhecimento é valido, e são essas quatro décadas de experiência na gestão pública que vou levar para desenvolver o meu trabalho como vice-prefeito”, afirmou, ressaltando que pretende ser tão atuante quanto o prefeito para juntos, fazerem as transformações que veem como necessárias em Campo Bom.
Como vice-prefeito eleito, Paulo acredita que um dos pontos mais importantes do mandato que teve início em 1º de janeiro de 2021 será a reavaliação do plano diretor da cidade. “Junto com o Luciano, vamos projetar a cidade que queremos para daqui 20, 30 anos. Temos que planejar e trabalhar agora para construirmos a Campo Bom que queremos para o futuro”, finaliza.

Sair da versão mobile