Corrida: um caminho para a saúde física e mental

Ex-gari transforma sua vida e a de outros através da corrida

Elisandro Araújo de Deus, ex-gari e agora instrutor de corrida e estudante de educação física, encontrou na corrida uma verdadeira revolução em sua vida. “A corrida foi um divisor de águas, digo em qualidade de vida pessoal e social. Tenho como mensurar muito bem um antes e um pós, e digo: valeu muito a pena”, afirma Elisandro, que hoje ajuda outras pessoas a encontrar os mesmos benefícios que ele encontrou.

Benefícios físicos

A prática regular da corrida traz uma série de benefícios físicos. Segundo Elisandro, “praticar corrida regularmente ajuda muito na melhoria da resistência física e fortalece o corpo por trabalhar diversos grupos musculares”. Além disso, a corrida é uma excelente aliada na perda de peso, pois o gasto calórico é significativo, auxiliando na regulação do metabolismo, digestão e equilíbrio hormonal.

A corrida também impacta positivamente a saúde cardiovascular. Elisandro destaca que “não importa se for uma corrida moderada ou de alta intensidade, o importante é manter a regularidade para os benefícios cardiorrespiratórios se manterem e evoluírem”.

Benefícios mentais e emocionais

Além dos benefícios físicos, a corrida traz inúmeros benefícios mentais e emocionais. “A corrida ajuda na qualidade do sono, contribuindo diretamente para a redução do estresse ao liberar endorfinas que promovem a sensação de bem-estar”, explica Elisandro. Ele também ressalta que a prática regular pode aumentar os níveis de dopamina e serotonina, combatendo a depressão e melhorando o humor.

Para Elisandro, a corrida vai além dos benefícios físicos e mentais, promovendo um grande impacto social. “Além de ser um esporte considerado individual, é o esporte mais coletivo que conheço, pelo bem social e pela inclusão que promove. A corrida também traz respeito e disciplina, fundamentais para se viver em sociedade”, conclui.

Técnica e prevenção de lesões

Elisandro também fala sobre a importância de técnicas adequadas e prevenção de lesões na corrida. “Existem vários tipos de treino que envolvem uma periodização de corrida, dividida em períodos, fases e ciclos, conforme o objetivo pessoal”, afirma. O aquecimento e o alongamento antes e depois da corrida são essenciais para preparar o corpo para a atividade física, elevando a temperatura corporal e ajudando na prevenção de lesões e na recuperação.

Ele aponta que os corredores estão sujeitos a lesões devido aos movimentos repetitivos e ao estresse gerado. “As lesões mais frequentes que vejo são canelite, fasceíte plantar, síndrome da banda iliotibial e tendinites. O segredo é fortalecer sempre conforme a especificidade no esporte e cuidar da alimentação para ajudar na recuperação inflamatória gerada pelos treinos”, diz Elisandro.

Alimentação e desempenho

A alimentação tem uma influência direta e significativa no ganho de performance e longevidade no esporte. “Contribui muito na recuperação, no ganho de energia e resistência. Ter uma alimentação adequada é essencial para quem busca performance e evolução”, afirma Elisandro.

Sair da versão mobile