Conheça as origens do Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Data foi criada em homenagem a trabalhadores norte-americanos que entraram em greve exigindo mais direitos

Comemorado internacionalmente, o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras é marcado por mobilizações populares e atos políticos em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

As grandes manifestações que ocorriam, exigiam a redução de uma jornada de trabalho abusiva, que chegava a 17 horas diárias, para 8 horas.

Revolta de Haymarket

No dia 4 de maio de 1886, um evento, conhecido por Massacre de Haymarket, em Chicago, reuniu cerca de 80 mil protestantes e grevistas, o que disparou uma série de atos menores nos dias seguintes. Tais ações acabaram tendo peso duradouro e influenciaram o processo que consolidou mundialmente o 1º de maio como Dia dos Trabalhadores.

Segundo historiadores, a manifestação do dia 4 de maio de 1886 havia se dado sem incidentes e já estava próxima do encerramento quando um grande contingente policial surgiu. Logo em seguida, uma bomba foi arremessada contra os policiais, causando pelo menos uma vítima fatal. Imediatamente a seguir, teve início um tiroteio. É incerto o número total de vítimas entre os manifestantes, já que muitos evitaram buscar ajuda médica com medo da prisão.

Para homenagear aqueles que morreram nos confrontos, a Segunda Internacional Socialista reiterou, em 1889, que o Dia Internacional dos Trabalhadores seria comemorado no 1º de maio de cada ano. Sendo assim, a data foi comemorada pela primeira vez em 1890.

No cenário nacional

A data se oficializou apenas em 1924 após decreto do presidente Arthur da Silva Bernardes, que, assim como em outros lugares do mundo, estabeleceu que o dia deveria ser um feriado nacional destinado aos trabalhadores.

Devido ao caráter histórico de luta da data, foi somente no dia 1º de maio de 1943 que o presidente Getúlio Vargas anunciou a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garantiu uma série de direitos, como 13° salário, férias remuneradas, FGTS, assistência médica e transporte, seguro desemprego, licença maternidade, entre outros benefícios.

Sair da versão mobile