Conheça alguns dos programas atendidos pela Secretaria do Meio Ambiente

Small plant in the ground with two hands around it. The ground is wet and the background is out-of-focus greenery.

Projeto Arboriza

Com a finalidade de criar uma cidade mais verde, o Plano Municipal de Arborização Urbana foi criado. Nele, existe a meta de que cada casa e residência tenha em sua frente, ao menos uma árvore plantada até o final de 2025.

Para isso, os campo-bonenses podem solicitar as mudas junto à Sema (51 3598-8643) e retirá-las no Horto Municipal (Rua Alziro Nunes Monteiro, bairro 4 Colônias).

Conheça o Cempra

O Centro Municipal de Recuperação e Bem Estar Animal (Cempra) é responsável pelas castrações e pequenos procedimentos em animais domésticos, em situação de rua ou com tutores em situação de vulnerabilidade social. Sob sua tutela, encontram-se cães que aguardam por um lar. Além de castrações, também são realizadas cirurgias com e sem complexidade, exames, entre outros.

Feira de adoção | A Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Cempra, vai realizar no dia 8 de junho, a partir das 10h, na Praça João Blos, uma feira de adoção.
Todos os pets disponíveis na unidade para adoção vão ser oferecidos no dia. O Cempra realiza a castração e vacinação destes animais, de acordo com a idade dos pets. A feira vai ser aberta para todos, independentemente da renda mensal ou da cidade. Basta apenas levar um documento de identidade e o CPF.

Programa Lixo Zero

Para a coleta de materiais orgânicos, coloque no mesmo saco plástico os restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, casca de ovo, etc. Além disso, com os resíduos orgânicos é possível fazer a compostagem, sendo o processo de transformação do lixo orgânico em adubo, que poderá ser usado em hortas, jardins e vasos de plantas.

Já os resíduos recicláveis, devem ser colocados em uma outra embalagem. Alguns exemplos são: papel, papelão, sacolas de papel, embalagens longa vida, jornais, metais, plásticos e vidros e plásticos. A coleta de lixo orgânico e rejeitos é feita pelo mesmo caminhão, mas os lixos não se misturam.

Nunca deposite entulho, podas de árvores ou lixo domiciliar em lotes vagos, áreas públicas ou terrenos baldios. Ademais, o óleo de cozinha deve ser colocado em garrafas pet para ser recolhido e reciclado.

Projeto Floração Hortas Urbanas

Em troca da separação devida entre o lixo orgânico e o lixo seco, ao levar os resíduos orgânicos para o Floração, o morador recebe um kit com hortaliças para plantar em sua casa de graça. O projeto também proporciona periodicamente cursos de compostagem gratuitos para a população.

Os moradores de Campo Bom podem levar seu lixo orgânico, duas vezes por semana, nas quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h e aos sábados, das 9h às 11h da manhã, na Rua Bibiano Trott, Centro.

São aceitos para a compostagem: legumes, frutas, casca de ovo, filtro de papel de café, borra de café, erva-mate, sementes, cascas, folhas, guardanapos e papel toalha. E não são aceitos na compostagem: comida cozida ou assada, carnes, fraldas, materiais de lixo seco.

Curso de compostagem | No encerramento da Semana Municipal de Meio Ambiente, haverá um curso gratuito sobre compostagem para todos aqueles interessados que se inscreverem através da Secretaria de Meio Ambiente ou diretamente no Espaço Floração.

São 30 vagas disponíveis para acompanhar a aula, que começa às 10h no dia 8 de junho, na Avenida Bibiano Trott, esquina com a Avenida dos Estados. Para se inscrever, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo número (51) 3598 8643, pelo e-mail sema@campobom.rs.gov.br ou presencialmente no Espaço Floração. O prazo limite para se registrar no curso é 7 de junho.

Sair da versão mobile