Comida pronta distribuída para alunos carentes de Campo Bom vai parar no lixo

Marmitas com arroz, feijão, carne, cenoura refogada e salada foram encontradas intactas em lixeira no bairro Operária. Alimentos integram programa de alimentação escolar que começou hoje na cidade beneficiando alunos carentes 

O primeiro dia do programa de alimentação escolar que prevê a distribuição de viandas com alimentos prontos para consumo de alunos carentes de rede municipal de Campo Bom acabou com sabor de incredulidade e indignação. Numa lixeira no bairro Operária, servidores da Secretaria de Educação encontraram duas marmitas que teriam sido entregues para uma família residente no bairro. Elas estavam ainda fechadas. “Estamos incrédulos com o descaso e a desumanidade. A pessoa sequer teve o trabalho de abrir a vianda, ou se dignou a doar a comida para outras pessoas. Nem sei o que pensar”, desabafa o prefeito Luciano Orsi. As marmitas descartadas foram recolhidas pela Secretaria de Educação e Cultura.

Segundo a secretária de Educação Simone Schneider, como os pratos possuem identificação para fins de controle, foi possível identificar a família beneficiada e que esta residiria em uma área irregular (espécie de invasão) do bairro. Segundo ela, a Smec vai apurar as circunstâncias junto à família, mas a informação que chegou à escola é que a mãe teria colocado a comida no lixo após constatar que não se tratava de uma cesta básica como havia imaginado. “Estou revoltada. A gente se esforça tanto para fazer o melhor, nos preocupamos, tentamos oferecer algo diferente para que a criança coma, de fato. E dá nisso. Lastimo, o que me entristece é saber que duas crianças estarão sem esse alimento escolar”, desabafa Simone.

Em abril a Smec também realizou ação de entrega de alimentos às famílias carentes. A merenda estocada nas escolas e sem previsão de uso viraram kits para a comunidade escolar e foram entregues em forma de sacola econômica.

Sair da versão mobile