Com mais de 20 mil eleitores ainda sem biometria, Cartório realiza plantão sábado

O Cartório Eleitoral de Campo Bom realiza sábado, 5, um plantão, das 10h às 15h, para o cadastramento biométrico de eleitores. A Justiça Eleitoral decidiu autorizar a ação levando em consideração que ainda restam muitos eleitores para realizar a biometria.

O prazo para o recadastramento biométrico se encerra no dia 11 de dezembro, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) quem não tiver a biometria cadastrada terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2020.

O que é preciso para fazer o cadastramento biométrico?

Quem não fez o cadastramento deve se dirigir ao cartório, que fica na rua Tiradentes, 160, Centro, portando um documento de identidade com foto (RG ou CNH) e um comprovante de residência recente e o título de eleitor, se tiver. De segunda à sexta-feira, o horário de atendimento é das 12 às 19h. É possível agendar no site www.tre-rs.jus.br.

Até o momento em torno de 32 mil eleitores de Campo Bom já fizeram o cadastramento; como o total de eleitores da cidade chega a 51.900, ainda restam em torno de 20 mil eleitores.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviáveis fraudes na identificação do votante. O leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

Nas Eleições Gerais de 2018, aproximadamente 60% do eleitorado nacional, isto é, 87,3 milhões de cidadãos, fizeram uso da tecnologia de reconhecimento individual por meio das impressões digitais na hora de votar.

SERVIÇO AG

Sair da versão mobile