Com estoques em baixa, Hemovida precisa de doações

Direção imagina que medo da Covid-19 possa ter afastado doadores em potencial, mas afirma que há garantia da segurança para voluntários.

Com estoque crítico de todos os tipos sanguíneos, devido à pouca disponibilidade de doadores em meio a pandemia, o Hemovida, banco de sangue de Novo Hamburgo, que atende vários hospitais da região do Vale do Sinos está precisando de doações.

Localizado na Avenida Maurício Cardoso, 711, ao lado do Hospital Regina, o espaço tem recebido poucas pessoas. Com estoque em situação considerada crítica, o diretor do Hemovida, Douglas Boni Fitarelli, lamenta a baixa (em torno de 30 a 40% em relação ao período em 2019) e realiza apelo para o retorno de doadores.

Pela pandemia, a direção imagina que pessoas fiquem receosas de se dirigirem ao Hemovida. No entanto, há a garantia de segurança. “O local de doação é dentro do hospital, mas em área separada”, salienta Fitarelli.

Interessados precisam realizar o agendamento pelo telefone 3581.5241, assim evitando aglomerações e respeitando os intervalos entre as chegadas dos doadores.

Podem ser realizadas doações respeitando o prazo mínimo de 60 dias aos homens e de no mínimo 90 dias para mulheres. É indicado que a pessoa esteja bem alimentada, evite refeições gordurosas nas três horas que antecedem a doação, ter entre 18 e 69 anos (a partir dos 16 anos acompanhados por responsáveis legais) e portar documento oficial com foto.

Não está apto a doar quem se vacinou recentemente, efetuou tatuagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses, esteja com sintomas de rinite, gripe ou diarreia nos últimos 15 dias.

HORÁRIO PARA DOAÇÕES:
• Segunda à sexta das 07:30 às 14:00
• Sábados das 07:30 às 12:00

Sair da versão mobile