Centro de Referência do COVID-19 está em funcionamento no PA

Angélica Spengler/AG

Já está funcionando no Pronto Atendimento (PA) 24 horas o Centro de Referência do Coronavírus, o local foi remodelado, recebeu uma nova estrutura e desde terça-feira, 24, oferece atendimento exclusivo para pacientes com idades a partir dos 13 anos que apresentarem sintomas de agravamento respiratório e gripais. Crianças, até 12 anos de idade devem ser encaminhadas para o Centro Materno Infantil ou o Hospital Dr. Lauro Reus, para atendimento pediátrico. Nas primeiras 24h de funcionamento, o Centro atendeu 50 pessoas, todos com sintomas gripais.

O espaço foi ampliado com a instalação de uma tenda de triagem de 100m² na rua, que foi parcialmente bloqueada em frente ao PA (rua Rodolfo Dick, 107, Centro). No local, profissionais da área da saúde realizam o primeiro atendimento com o preenchimento de um formulário e o encaminhamento de cada caso. “Nesta fase é possível identificar se o caso pode ser tratado em uma Unidade Básica de Saúde, se a pessoa só precisa de orientação ou se o caso é suspeito de Coronavírus. Eles passam por triagem na tenda, onde é feita a abertura de cadastro. Neste momento os pacientes que compõe os critérios para Covid-19 recebem máscara, álcool gel 70% e seus acompanhantes também. É importante frisar que o acesso ao PA é exclusivo para os pacientes e os acompanhantes aguardam na tenda por segurança”, explicou a secretaria de Saúde, Suzana Ambros Pereira.

O atendimento passo-a-passo

No local a qualquer momento as pessoas poderão higienizar as mãos com água e sabão e estarão disponíveis dispensers com álcool gel. Também é recomendável que cada um tenha em mãos garrafas de água para beber, pois os bebedouros não serão disponibilizados, por questões sanitárias. Os profissionais de saúde solicitam ainda que os usuários evitem conversar para não espalhar gotículas e evitar a circulação da doença.
Quando as pessoas com suspeita de Coronavírus chegarem ao Centro de Referência serão recepcionadas na tenda, onde devem aguardar com distanciamento mínimo de segurança. No momento do cadastro deverão apresentar documento com foto, para posteriormente passarem por uma triagem onde serão avaliados os sinais vitais.

Na sequência, aguardarão sentadas com distância de segurança mínima para depois serem avaliadas pelos médicos. Ao final da consulta, havendo a necessidade de medicação, será fornecida no local. Em casos de internação, o médico fará o encaminhamento ao Hospital Dr. Lauro Reus. Ambulâncias também estarão disponíveis caso seja necessário o transporte de pacientes que não possuam veículo próprio.

A estrutura

O local que funcionará 24 horas, tem entrada exclusiva e obedece todas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para conter os vírus. Equipes médica e de enfermagem foram reforçadas, além do suporte de ambulância para pronta remoção, caso seja necessário. Inicialmente três consultórios foram preparados para os primeiros atendimentos, podendo ser expandido conforme demanda O espaço conta ainda com sala de isolamento e leitos para atender os casos mais graves. Quando necessárias, as internações serão realizadas no Hospital Dr. Lauro Reus, onde dois leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com isolamento foram montados e funcionários receberam treinamento para receber os pacientes com sintomas do Coronavírus. O número de leitos também poderá ser ampliado caso seja preciso. “Estamos fazendo uma ação conjunta, reuniões permanentes, periódicas, mais do que diárias para avaliar ações e novas medidas que posam ser implantadas para conter a propagação do Covid-19 em Campo Bom. Acredito que a implantação do Centro de Referencia será mais uma ferramenta nesta batalha que estamos travando contra o Coronavírus”, afirmou o prefeito Luciano Orsi, que frisa ainda que o Hospital Dr. Lauro Reus e as demais unidades básicas de saúde prosseguem funcionando normalmente para os demais atendimentos.

Orsi destacou ainda o trabalho que a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars) está desenvolvendo de forma conjunta com os demais chefes do Executivo da região. “Entre as medidas mais importantes neste cenário está a compra dos reagentes para a realização dos testes para o vírus na Universidade Feevale, através de uma parceria com a instituição. Com isso, a estimativa é realizar cerca de 3 mil testes, de 50 a 100 novos exames por dia a partir da próxima semana”, revela.

Como prevenir o contágio do novo Coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo Coronavírus:

Sair da versão mobile