Espaço celebra a tradição germânica com estrutura acessível e acervo de mais de 1.500 trajes
A valorização das raízes alemãs ganhou um novo capítulo em Campo Bom. Na noite de quarta-feira, 25, foi inaugurado oficialmente o novo prédio do Centro Cultural Eintracht, em uma cerimônia repleta de simbolismo, arte e emoção. Localizado na Rua José Loureiro da Silva, o espaço foi apresentado à comunidade como um novo marco na preservação e promoção da cultura germânica no município.
Autoridades locais, empresários, representantes de entidades culturais e comunidade prestigiaram o evento. Entre os presentes, estiveram o prefeito Giovani Feltes, a vice-prefeita Gênifer Engers, o vereador João Paulo Berkembrock, representando a Câmara Municipal, o presidente da FECCAB, Felipe Kuhn Braun, e o empresário e incentivador da cultura alemã, Ernani Reuter.
A programação contou com o concerto “Trilhas da Imigração – 200 anos: uma jornada musical”, executado pela Orquestra Eintracht em homenagem ao bicentenário da imigração alemã no Brasil e o grupo de dança folclórica do Eintracht que encantou o público com uma apresentação vibrante, resgatando as tradições e o espírito da cultura germânica. O encerramento ficou por conta de um coquetel típico, com direito a chopp, cuca, linguiça e muita confraternização.
Fundado em 1984, o Eintracht nasceu com o propósito de valorizar o legado germânico e a diversidade cultural que compõe a identidade das comunidades da região. A nova sede conta com aproximadamente 480m² de área construída e foi projetada para atender às múltiplas atividades da entidade.
O prédio inclui salão para apresentações e dança, espaço para a orquestra, depósito cenográfico, sala de figurinos com mais de 1.500 peças, sala de arquivo técnico, cozinha, banheiros, incluindo adaptado para pessoas com deficiência, e rampas de acessibilidade. A estrutura abriga dois CNPJs distintos: o Centro Cultural Eintracht e o Glockenthal Volkstanzgruppe, que funcionam em modelo de condomínio, com estatutos e atividades independentes.
A coordenadora de projetos do Eintracht, Hebe Cardoso, destaca a importância do novo espaço para o fortalecimento da entidade.
“O Centro Cultural Eintracht sempre contou com apoiadores que acolheram as atividades da entidade em espaços cedidos. Contudo, hoje contarmos com uma sede própria significa podermos armazenar adequadamente um acervo cultural, de trajes folclóricos, cenários, estrutura e instrumentos de orquestra, arranjos musicais, programas folclóricos e registros de 40 anos de atividades. Além disso, o prédio acessível permite atividades com crianças, terceira idade e podemos receber cadeirantes, como já ocorreu na inauguração, visto que nos últimos anos, ocupávamos locais cujo acesso era por escadas.”
O trabalho do Eintracht se organiza por departamentos, Dança, Orquestra, Idioma e Relações Culturais e também como Ponto de Cultura, reconhecimento concedido pelo Ministério da Cultura por meio do programa Cultura Viva. Cada projeto tem seu fluxo de realização, conforme os editais específicos, e as ações são divulgadas pelo Instagram oficial da entidade: @cceintracht. Mais informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 98485-4140.
Segundo Hebe, a nova estrutura potencializa a atuação como Ponto de Cultura: “Podemos ampliar a rede de parcerias, que hoje já conta com mais de 10 entidades e grupos locais, além de inúmeras escolas, secretarias de cultura, assistência social, clubes de serviço e igrejas nas cidades para as quais levamos os concertos gratuitos com arrecadação de alimentos para entidades locais.”
Com uma trajetória sólida e um novo espaço que une tradição e funcionalidade, o Centro Cultural Eintracht reafirma seu compromisso com o fortalecimento da identidade cultural da cidade, promovendo experiências que conectam passado, presente e futuro.