Cemea: mais de uma década cultivando educação e sustentabilidade em Campo Bom

Conheça a história de sucesso do Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler e seu impacto transformador na comunidade

Há 12 anos, nasceu em Campo Bom um projeto que transcende a educação convencional. O Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) é mais que uma escola; é um espaço de vivências, sustentabilidade e mudança. Sob a liderança de Mogar Damasceno Miranda, diretor pedagógico, o Cemea molda a educação ao redor da natureza e suas potencialidades.

O Cemea é organizado em três principais eixos. O primeiro é o da “Escola de Vivências Ambientais”. Em suas palavras, Mogar destaca: “Atendemos alunos em turmas com diversas idades, testando uma metodologia que vem dando bastante certo. A docência compartilhada facilita a organização, permitindo a construção de saberes entre os professores.”

No segundo eixo, a “Assessoria Pedagógica” transcende os muros escolares. Mogar explica: “Recebemos alunos, escolas agendam visitas, abordamos temáticas como permacultura e abelhas nativas. Queremos não apenas ensinar, mas inspirar mudanças, aproximando as crianças da natureza.”
No terceiro eixo, o Cemea se conecta à comunidade com projetos permanentes. O “Resgate de Saberes” envolve avós e a comunidade, construindo desde fornos de barro até receitas tradicionais. O “Hortas Urbanas” apoia a agricultura orgânica nas famílias.

Educação em sintonia com a natureza

A estrutura física do Cemea evoluiu para atender à expansão da educação infantil. “Repensamos espaços, como a sala do laboratório, adaptando-nos às demandas da comunidade. A trilha das abelhas nativas e exposições itinerantes são frutos dessa adaptação. Nós temos essa ideia de aproximar a criança da natureza, dessa relação com os brinquedos orgânicos, brincar no chão, brincar na árvore. Eles vão ser adultos que vão valorizar mais essa natureza se eles tiverem esse contato”, ressalta Mogar.

Aprendizado e diversão na natureza

As crianças, que são o coração pulsante do Cemea, compartilham seu entusiasmo: “Gosto do Cemea porque temos bastante contato com a natureza. Aprendemos a cuidar dela, dos animais, e até a usar coisas da natureza para fazer brinquedos.”

Pilar de um futuro sustentável

O prefeito Luciano Orsi destaca o papel do Cemea na construção de um futuro sustentável: “Acreditamos em um futuro sustentável para a cidade e estamos construindo-o por meio principalmente da educação. A educação ambiental é fundamental para criar uma geração consciente e disposta a preservar o meio ambiente. O Cemea é o local onde os alunos vivenciam o contato com a natureza de forma lúdica e didática, tudo incluso no processo de ensino e aprendizagem da rede municipal”, disse ele.

Diferencial pedagógico

A Secretária de Educação, Simone Schneider, enfatiza: “O Cemea é um local de estudo, aprendizagem, experiências, vivências e convivências, onde são realizadas atividades pedagógicas com os estudantes junto à natureza. O objetivo é conscientizar para o respeito e a preservação do meio ambiente, incentivando que o tema seja levado para a família pelo aluno”, destaca.

O Cemea não apenas educa, mas inspira. Do solo fértil da educação sustentável, ele cultiva não apenas alunos, mas cidadãos conscientes e comprometidos com um futuro mais verde. Mais de uma década de inovação, adaptação e, acima de tudo, uma paixão pela conexão entre educação e natureza.

Sair da versão mobile