Campo Bom tem uma unidade de saúde pública a cada 4 quilômetros quadrados, a melhor marca da região

São 13 postos, mais o Pronto Atendimento e o Centro Materno Infantil

Não é por acaso que o Idese mostra a saúde pública em Campo Bom muito acima da média estadual. O fato de que há, na cidade, uma unidade de saúde a cada 4 quilômetros quadrados (km²) é prova disso. Espalhados pelos pouco mais de 60 km² do território municipal estão duas unidades básicas, 11 estratégias de saúde da família, o Pronto Atendimento (PA) e o Centro Materno Infantil (CMI).

A marca é melhor do que a registrada nos demais municípios da região, como Novo Hamburgo, Parobé e Sapiranga. Isso sem contar os locais de atendimentos especializados, como o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além do Hospital Lauro Reus (HLR), que também está integrado à rede pública de saúde.

Para o prefeito Luciano Orsi, o compromisso da Administração Municipal com a saúde é responsável por garantir a estrutura aos campo-bonenses. “A preocupação com a manutenção e melhoria dos espaços públicos levou a nossa gestão a realizar obras de revitalização em quase todas as unidades, bem como à construção de um prédio totalmente novo em um dos bairros”, aponta. Em maio de 2021, foi inaugurada a nova sede da ESF Aurora.

Quase 500 mil atendimentos em 2022

Um detalhe interessante, aponta a secretária municipal de Saúde, Drª. Suzana Ambros Pereira, é que a distância máxima entre um posto e a unidade seguinte é 2 km, o que confirma a capacidade da rede de atender a todos os campo-bonenses. Em 2022, foram quase 500 mil atendimentos, sem contar as consultas do HLR.

Destaca-se, ainda, a obra de construção do Centro Vida, em andamento. O espaço também vai integrar a rede pública e contará com atendimentos de variadas especialidades médicas, como neurologia, cardiologia e fisioterapia.

Lista de unidades de saúde de Campo Bom:

Sair da versão mobile