Campo Bom será uma das cidades contempladas pelo Projeto Testar RS

O governador Eduardo Leite anunciou, quinta-feira, 23, que vai implementar um programa de testagem e de busca ativa que deve ampliar para 8 mil o número de testes RT-PCR para Coronavírus no estado por dia.

Como explicou Leite, com equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde e o apoio das secretarias municipais de saúde e a iniciativa privada, o Testar RS vai aumentar a capacidade do Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) e de laboratórios conveniados, que atualmente processam 1 mil testes por dia.

O programa será implantado em etapas, considerando grupos prioritários. Os primeiros exames serão para instituições de longa permanência para idosos e trabalhadores da saúde, em todo o estado, e também para suspeitos de síndrome gripal de 30 municípios, que concentram a maior incidência da doença, entre eles Campo Bom, explicou o governador.

Na etapa seguinte, serão testadas pessoas sintomáticas e suspeitos por terem sido contactantes. Segundo o governador, um aplicativo chamado Dados do Bem, que já pode ser baixado, vai ajudar no rastreamento. Com essa fase, o programa deve chegar aos 8 mil testados por dia, conforme o governo. A previsão de início desta testagem é agosto, sem data definida.

Sair da versão mobile